É "Dia de Cachoeiro" - Jornal Fato
Festa de Cachoeiro

É "Dia de Cachoeiro"

A primeira festa comemorativa aconteceu em junho de 1939 e foi idealizada por Newton Braga


- Foto: Divulgação

O poeta Newton Braga, irmão do famoso cronista Rubem Braga, foi quem idealizou o "Dia de Cachoeiro". A primeira festa comemorativa aconteceu em junho de 1939. A escolha da data foi bem pensada. Não era conveniente fazer a comemoração no aniversário da emancipação política, 25 de março - o final de março geralmente coincide com o Carnaval, além disso é um mês quente para os ternos e vestidos que a ocasião exige O dia escolhido então foi o de São Pedro, celebrado em 29 de junho, época em que a temperatura já está mais amena com a chegada do inverno. 
Março também é muito próximo ao Carnaval e antigamente a festa de Momo no Caçadores Carnavalesco Clube era a mais concorrida da região. Muitas pessoas, ao contrário de hoje, deixavam o litoral para passar o Carnaval em Cachoeiro.

  

Caçadores, 123 anos de história

 

Foto: arquivo
 

Fundado em 22 de maio de 1900, o Caçadores Carnavalesco Clube completou 123 anos de história. De acordo com registros, Aleixo Américo propôs o nome, que permanece. O primeiro presidente foi Roberto Ferreira, três anos mais tarde teve início a construção da sede. Os rapazes fundadores do Clube, certamente fanáticos pelas caçadas de aves silvestres, ocupavam posições na diretoria que cognominavam Os Jacus.

Palco de concorridos bailes de carnaval, de debutantes, recepções de casamento e de constantes e variadas atividades culturais até o princípio da segunda metade do século 20, o clube continua como um ponto de referência para celebrações festivas no coração da cidade. 

A imponente estrutura, situada na Rua Costa Pereira, integra o patrimônio histórico local. 

 

O mais antigo baile de gala capixaba

 

Foto: arquivo
 

O único baile de gala promovido atualmente no Espírito Santo está prestes a ultrapassar oito décadas de existência. A 81ª edição do baile de gala no Caçadores Carnavalescos Clube é sexta-feira (30 de junho), animada pela requisitada banda Mundo e CIA, que se apresenta em formato de orquestra.

Unindo patrimônio cultural imaterial ao patrimônio histórico, desde 1941 o baile oficial da Festa de Cachoeiro de Itapemirim acontece no Caçadores Carnavalesco Clube. E o grande homenageado da noite é o "Cachoeirense Ausente Nº 1", eleição idealizada pelo célebre poeta Newton Braga, no final da década de 30.
O fato de o sofisticado baile ser promovido quase que continuamente por mais de 80 anos (recentemente - em 2020, 2021 e 2022 -, a Covid-19 impediu a festa) no centenário Caçadores Carnavalesco Clube é mais uma das particularidades do município.

Ponto alto da festa da cidade, a atmosfera do evento costuma ser única: trata-se de noite de glamour, na qual antigos amigos se reencontram em meio a contagiante alegria.

E volta a acontecer graças a um grupo de voluntários apaixonados pelo baile de gala e por todas as tradições cachoeirenses, que trabalhou com afinco para não deixar morrer a herança cultural.

E, para a organização, a interrupção em 2020 "só aumenta a vontade, a expectativa, o desejo de algo mais, que vêm para valorizar a edição deste ano", avalia Simone Castanheiras, responsável pelo marketing do evento. 

Para Simone, a história tem que ter continuidade e tem que haver inovação para ela ser preservada. Ela revela uma das surpresas para esta noite de gala: ao chegar ao clube os participantes serão recepcionados no tapete vermelho com espumantes e música ambiente. A festa está marcada para começar às 23h.

Principal evento do Caçadores, o baile, na visão de Simone, "é a expressão da personalidade de Cachoeiro, atrai quem tem senso de pertencimento à nossa cidade, perfil de público que representa Cachoeiro de Itapemirim inclusive internacionalmente".

 

Expressão
Não é por menos, o cronista-mor Rubem Braga, o cantor e compositor Roberto Carlos, o ator Jece Valadão, o agitador cultural Carlos Imperial, o pianista Marcos Resende integram o elenco das personalidades que já frequentaram o baile de gala local. 
Tradicionalmente, a música Meu Pequeno Cachoeiro - de autoria de Raul Sampaio e imortalizada na voz do Rei - era cantada ao final do evento, quando uma das históricas bandas do município - a Lira de Ouro ou a 26 de Julho - fazia uma performance no salão. E tudo costumava terminar nas ruas do Centro da cidade.

 
Organização

A comissão organizadora do baile de gala 2023 é composta por empresários, profissionais autônomos e servidores públicos que contam com o apoio da iniciativa privada e do poder público. Desde março, se debruçam sobre os preparativos da edição 2023 para que o evento seja inesquecível.

Coordenação: Magali Dutra Martins, Franklin Martins, Marilene Depes, Anderson Del´puppo, Regina Monteiro, Luiz Nascimento, Simone Castanheiras.

Informações sobre ingressos com Elian Blunk, pelo telefone (28) 99989 - 1553.

 

por Marcos Leão

 

 



 

Comentários