Fiéis de Cachoeiro celebram São Pedro, Padroeiro da cidade - Jornal Fato
Festa de Cachoeiro

Fiéis de Cachoeiro celebram São Pedro, Padroeiro da cidade

A tradicional Procissão de São Pedro, que ano após anos vem atraindo milhares de fiéis saiu da Catedral com destino as ruas e avenidas do Município


- Foto Divulgação/Diocese de Cachoeiro

A Praça de Fátima, em Cachoeiro de Itapemirim, ficou repleta de fiéis para celebrar o dia de São Pedro Apóstolo, Padroeiro da cidade. Ao longo do dia, duas missas foram celebradas, sendo a primeira às 09h pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória, Dom Anderson Franklin Lustosa de Souza, e a missa solene foi celebrada às 17h, presidida pelo Bispo Diocesano de Cachoeiro, Dom Luiz Fernando Lisboa C.P.

A tradicional Procissão de São Pedro, que ano após anos vem atraindo milhares de fiéis saiu da Catedral com destino as ruas e avenidas do Município. A procissão é um marco da festa, sendo realizada desde a instauração da Diocese, no ano de 1958. Porém, a Paróquia São Pedro, enquanto pertencia a antiga Diocese do Espírito Santo (atual Arquidiocese de Vitória) tem em seus registros históricos, menções da procissão ao seu Padroeiro desde 1914.

Durante todo o mês de junho, a Prefeitura realizou uma série de eventos, com shows e atividades, em comemoração ao dia de São Pedro. Além disso, a Diocese de Cachoeiro realizou uma programação especial dedicada ao santo pescador. No dia 20 deu-se início à novena em louvor ao Santo. E no último dia da festa (no âmbito religioso), a Paróquia São Pedro se uniu a toda a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e ao Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para celebrar o Dia do Apóstolo que, tornou-se o primeiro Papa da Igreja Católica.

Para Dom Luiz Fernando Lisboa, a Festa de São Pedro é um momento de união para toda a Diocese: "No dia 29 de junho não celebramos apenas o Santo, o Apóstolo, mas reverenciamos também o 'homem Pedro'. Nele, identificamos um trabalhador, como tantos hoje em nosso país.  Era pescador, humilde, honesto e, nele, todos nós podemos nos ver e nos encontrar".

Para o Bispo, a união entre fiéis e religiosos é indispensável, principalmente em meio a tantas divisões: "a fé em Deus prevalece", diz Lisboa.

No percurso atual da procissão, milhares de fiéis saíram da Catedral de São Pedro, às 16h, em direção ao Praça de Fátima. Lá, o Bispo Diocesano, presidiu a Santa Missa campal em comemoração ao Padroeiro da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, concelebrada pelos Bispos Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa (Bispo de Colatina), Dom Paulo Bosi Dal'Bó (Bispo de São Mateus), Dom Geraldo Lyrio Rocha (Arcebispo Emérito de Mariana, Minas Gerais), Dom Dario Campos (Arcebispo de Vitória), Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza (Bispo Auxiliar de Vitória) e com participação dos Padres, Diáconos e Seminaristas de todo o Sul do Espírito Santo.

A banda católica Dominus encerrou as festividades, com o melhor do louvor e da adoração em vários ritmos, e animou os fiéis. Durante o encerramento, o diácono Léo Rabelo, vocalista da banda, interpretou canções que marcaram gerações e agradeceu aos numerosos fiéis que prestigiaram o show: "Vejam quantos jovem reunidos aqui, muito obrigado! Cachoeiro sempre nos recebe com carinho e, cada vez mais, com fervor".

A sensação de que há mais fiéis neste ano também foi percebida pelo advogado Wesley Oliveira Marques, 36, que chegou a praça no início da tarde. "Há muito mais gente aqui", afirmou Marques, que acompanhou a novena à São Pedro desde o início. "Nada ficou pelo caminho e eu tinha muito trabalho acumulado, mas participei diariamente da novena, e hoje, dessa celebração linda que encerra nossa homenagem ao padroeiro", disse.  

Comentários