Irmã Otília recebe título de Cachoeirense Presente - Jornal Fato
Festa de Cachoeiro

Irmã Otília recebe título de Cachoeirense Presente

A freira afirmou estar muito feliz pelo reconhecimento da Câmara e do povo


- Foto Divulgação/Diocese de Cachoeiro

A Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeiro de Itapemirim realizou nesta terça-feira, 27 de junho, uma sessão solene para a entrega do título de "Cachoeirense Presente de 2023", a Irmã Maria Joana Otília.

Com simplicidade, Irmã Otília recebeu o título, aprovado por unanimidade pelos vereadores durante sessão ordinária da Câmara Municipal no dia 23 de maio. Ela contou que "o amor por Deus e aos meus doentes, me motivam a continuar trabalhando". A freira afirmou ainda estar muito feliz pelo reconhecimento da Câmara e do povo.

O título de "Cachoeirense Presente" foi entregue pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Brás Zagotto (PODE).

"Ela merece todas as homenagens. É uma pessoa que abraçou a missão que ela recebeu da igreja católica e cumpre com amor essa missão até hoje", comentou.

Há 60 anos, a religiosa da Congregação Jesus na Eucaristia dedica-se ao apostolado levando conforto e esperança aos enfermos da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim. A religiosa de 89 anos também ajuda nos trabalhos da "Casa das Irmãs", onde mora.

Sempre de hábito branco e carregando uma bolsa, a irmã reside no Colégio Cristo Rei e vai a pé, duas vezes ao dia, pela manhã e à tarde, até a Santa Casa de Misericórdia. Cada uma das quatro caminhadas diárias tem um quilômetro.

"Vou todos os dias. O doente não tem dia para sofrer, então também não tem dia certo para visitar, dar conforto. É todo dia", justificou a Irmã.

Mineira nascida em Oliveira, cidade a 150 km de Belo Horizonte, Irmã Otília recebeu em março deste ano, o título de Cidadã Cachoeirense.

O certificado foi entregue pelo vereador Paulinho Careca em solenidade de homenagens da Câmara pela emancipação política do município. O documento é destinado a pessoas nascidas em outras cidades, mas que vivem em Cachoeiro.

Ainda em março, a religiosa recebeu outra homenagem, desta vez, pelas mãos do vereador Paulo Grola, que a entregou o título de Mulher Cachoeirense.

Inspirados na história de vida da Irmã Otília, os jornalistas Alessandro de Paula e Anete Lacerda, com apoio de representantes da Santa Casa, propuseram o nome da freira ao título de "Cachoeirense Presente" no dia 11 de abril.

"Sabíamos que outros nomes, também merecedores, poderiam ser indicados para receber esta honraria na Festa de Cachoeiro de 2023", avaliou, "mas, considerando que esta senhora já está com 89 anos, não podemos esperar para homenageá-la no próximo ano. Queremos que ela continue conosco por muitas décadas, mas o tempo de Deus não é igual ao nosso. Por isso pedimos que os vereadores avaliem nosso pedido com carinho". Comentou.

Além de homenagear a religiosa e comemorar o Dia de Cachoeiro e o dia do padroeiro São Pedro (dia 29 de junho), na sessão desta terça-feira, também foram entregues o título de Cachoeirense Ausente Nº 1 ao militar Aloísio Secchin Santos, e os títulos de Cidadãos Cachoeirenses, destinados a pessoas que nasceram em outras cidades, mas que vivem em Cachoeiro há algum tempo. Cada vereador entregou um título.

Comentários