83% dos passageiros têm medo de sofrer assalto em ônibus - Jornal Fato
Geral

83% dos passageiros têm medo de sofrer assalto em ônibus

Pesquisa foi realizada pela faculdade Pio XII


Foto: reprodução internet/ilustrativa

A Frente Parlamentar de Combate à Violência nos Transportes Coletivos, presidida pelo deputado Delegado Danilo Bahiense, inicia seus trabalhos nesta quarta-feira (30), às 19h, no plenário Rui Barbosa da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, e uma pesquisa realizada pela faculdade Pio XII mostra que 83% dos passageiros têm medo de sofrer assaltos assim que entram nas linhas de ônibus. 

Para a primeira reunião do colegiado, serão apresentados também os dados deste levantamento, bem como um panorama da segurança nos terminais do Transcol na Grande Vitória. A sessão é aberta ao público e foram convidadas autoridades das polícias, Ceturb, empresas e entidades de classe. 

A pesquisa realizada pela faculdade Pio XII, que teve a coordenação do professor Robson Carlos de Souza, ouviu 1.020 passageiros de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra. Destes, 83,14% (848) relataram que têm medo de sofrer assalto assim que embarcam no coletivo. Outros 60,29% (615) disseram que este pavor se reflete em qualquer horário do dia. 

Souza, que vai apresentar outros dados do levantamento nesta quarta-feira, fez uma análise dos resultados. "É necessário que o poder público implemente mais ações no combate à situação atual já mencionada, para que a população tenha a merecida tranquilidade e segurança para transitar nos ônibus da Grande Vitória", destacou o professor. 

Já o presidente deste colegiado, deputado Delegado Danilo Bahiense, frisou a necessidade de ouvir a população e encontrar formas de melhorar a segurança. "Nosso trabalho é promover o debate e encontrar, juntos, soluções para que cada cidadão possa utilizar o transporte público tranquilo e ter respeitado seu direito de ir e vir. O relatório é para isto, assim como a abertura dos trabalhos desta Frente Parlamentar". 

De janeiro a julho deste ano, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo (Sesp), houve média de 33 assaltos por dia em transporte coletivo nas vias capixabas.

  

Terminais 

A Frente Parlamentar também foi aos nove terminais em funcionamento do Transcol para escutar passageiros e funcionários sobre a segurança. As principais reclamações estão relacionadas a crimes contra o patrimônio, uso de drogas e iluminação insuficiente, que pode contribuir para que delitos sejam cometidos nas áreas ao redor destes locais. 

Há ainda a reclamação de extorsão para que ambulantes atuem dentro dos terminais. Passageiros também ponderaram que os vigilantes só trabalham armados no período noturno. O terminal com mais reclamação por parte de usuários e funcionários é o de Vila Velha.

Comentários