Cachoeiro recebe 1º Fórum Sul Capixaba de Saúde Corporativa - Jornal Fato
Geral

Cachoeiro recebe 1º Fórum Sul Capixaba de Saúde Corporativa

As inscrições são limitadas e gratuitas


A relação entre saúde e trabalho está passando por transformações, com as empresas compreendendo a promoção da saúde e o bem-estar dos colaboradores como aliados da produtividade. Para despertar no meio empresarial da região Sul do Espírito Santo o que há de mais atual sobre o novo modelo de saúde corporativa, a Unimed Sul Capixaba realizará, na quinta-feira (8), o 1º Fórum Sul Capixaba de Saúde Corporativa. 

O evento será no auditório da cooperativa, das 8h às 17h, e tem como público-alvo empresários, profissionais da Saúde, de Recursos Humanos e da área Jurídica, representantes do Ministério do Trabalho e do Ministério Público, membros do Judiciário, representantes de instituições públicas e estudantes. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do link www.bit.ly/2SUfBlF. A expectativa é de que até 120 pessoas participem do evento. 

"Os debates visam romper com uma visão centrada na doença para um enfoque da promoção da saúde e prevenção de doenças a partir de experiências e práticas de sucesso. Essa já é uma tendência amplamente discutida em grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo, e queremos trazer para Cachoeiro de Itapemirim e região", destaca o gerente de Serviços Próprios da Unimed Sul, Eduardo Tonole Dalfior. 

As apresentações do fórum serão realizadas por especialistas de diferentes áreas e estados do País, como o diretor de Desenvolvimento de Pessoas da ABRH Brasil, Luiz Edmundo Prestes Rosa; a gerente de Monitoramento Assistencial da Agência Nacional da Saúde (ANS), Katia Aldi Curci; e o especialista em Medicina do Trabalho da D`or Consultoria, Dr. Welmer Moraes Ramos Carneiro. 

Dentre os temas que serão abordados estão "Promoção da Saúde e prevenção de doenças: um novo enfoque na atuação empresarial"; "Saúde Corporativa: o que é e como interfere na minha empresa"; "Custos da saúde e integração entre saúde assistencial e saúde ocupacional", entre outros. Ao final do fórum, um Grupo de Discussão permanente será constituído para dar continuidade aos debates e implementar ações práticas na região Sul.

 

Custos com a saúde dos trabalhadores só é superado pela folha de pagamento 

De acordo com o gerente de Serviços Próprios da Unimed Sul, Eduardo Tonole Dalfior, estudos publicados recentemente mostram que os custos de cuidados com a saúde dos trabalhadores, na utilização de planos de saúde, se tornaram a segunda maior despesa das empresas, superado apenas pelos custos da folha de pagamento. Ele acrescenta que dentre os fatores que contribuem com essas despesas, estão os desperdícios na utilização dos planos, o uso de novas tecnologias e o alto índice de judicialização na saúde. 

Para o diretor de Recursos Próprios da cooperativa, Dr. Gediel Teixeira Xavier, o 1º Fórum Sul Capixaba de Saúde Corporativa fortalecerá o propósito de cuidar a partir da mudança no modelo de atenção à saúde, com um enfoque atual e moderno e ações proativas no cuidado com a saúde dos trabalhadores, que incluem ações preventivas e assistenciais.

  

PROGRAMAÇÃO 

Credenciamento: 7h às 8h

Abertura: 8h30 às 9h  

9h às 10h30 - Saúde Corporativa: o que é e como interfere na minha empresa. Luiz Edmundo Prestes Rosa - ABRH-Brasil 

10h às 10h15 - Intervalo 

10h15 às 11h15 - Regulação na saúde suplementar e impactos sobre os reajustes para as empresas.  Katia Aldi Curci - ANS 

11h15 às 12h15 - Custos da saúde e integração entre saúde assistencial e saúde ocupacional. Georgia Antony Gomes de Matos - Dep Nac. do Sesi 

12h15 às 13h30 - Almoço 

13h30 às 14h30 Palestra 2: Promoção da Saúde e prevenção de doenças: um novo enfoque na atuação empresarial. Alternativa de cuidado no ambiente corporativo - Dr. Welmer Moraes Ramos Carneiro - D`or Consultoria do Grupo Rede D`or São Luiz 

14h30 às 15h30 - Case de Sucesso: Experiência do programa Saúde Corporativa no banco Santander - Dra. Jeisiane Soares Ramanzini- Santander

15h30 às 15h45 - Intervalo 

15h45 às 16h15 - Debate 

16h15 às 17h00 - Formação do Grupo de discussão 

17h - Encerramento

Comentários