Covid-19: paciente deverá assinar autorização para uso de cloroquina - Jornal Fato
Geral

Covid-19: paciente deverá assinar autorização para uso de cloroquina

Novo protocolo para uso do medicamento foi editado pelo Ministério da Saúde


O Ministério da Saúde editou nesta quarta-feira (20) novo protocolo sobre o uso da cloroquina e hidroxicloroquina para tratamento de pacientes com a Covid-19. O documento já havia sido anunciado pelo presidente Jair Bosonaro.

Segundo o texto, o paciente deverá autorizar o uso do medicamento, que poderá ser usado em todas as fases da doença.

De acordo com o protocolo, "apesar de serem medicações utilizadas em diversos protocolos e de possuírem atividade in vitro demonstrada contra o coronavírus, ainda não há meta-análises de ensaios clínicos multicêntricos, controlados, cegos e randomizados que comprovem o beneficio inequívoco dessas medicações para o tratamento da Covid-19. Assim, fica a critério do médico a prescrição, sendo necessária também a vontade declarada do paciente, conforme modelo anexo".

Ao assinar o termo para o uso da cloroquina ou hidroxicloroquina, o paciente afirma que está ciente de que os medicamentos não garantem melhoras e que "podem inclusive agravar minha condição clínica, pois não há estudos demonstrando benefícios clínicos".

O documento esclarece que os medicamentos podem causar redução dos glóbulos brancos, disfunção do fígado, disfunção cardíaca e arritmias, e alterações visuais por danos na retina.

Comentários