Evento "Desconecta, família" debate interação familiar - Jornal Fato
Geral

Evento "Desconecta, família" debate interação familiar

Deixar os eletrônicos um pouco de lado é fundamental para a qualidade de vida e crescimento pessoal


Foto: Divulgação

As reuniões de família estão começando a se basear em cada um no seu canto, ligado no celular, tablet ou computador, ainda que seja no mesmo ambiente. No mundo em que as pessoas dependem tanto das tecnologias, desconectar do virtual é um desafio. Pensando nisso, a educadora e psicopedagoga com certificação em Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva, Mirela Moraes Horvatich, realizou uma roda de conversa no último sábado (22) com o tema "Desconecta, família!". O evento aconteceu em parceria com a Igreja católica, Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha), a psicóloga Poliana Barcelos e as nutricionistas Lanna Araujo e Amanda Cerazini.

"Vivemos em um tempo de uso excessivo do celular e outros eletrônicos. Criei esse encontro para debater a importância da interação familiar, alimentação saudável, resgatando os princípios e valores, como, por exemplo, sentar-se à mesa para se alimentar em família", conta Mirela.

O excesso pode ser bastante prejudicial, especialmente para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. Deixar os eletrônicos um pouco de lado é fundamental para a qualidade de vida e crescimento pessoal.

"Devido ao advento da internet, nota-se um aumento do índice de doenças emocionais, ansiedade, déficit de atenção, estresse, depressão, violência doméstica, dentre outros distúrbios", explica a educadora.

Cada vez mais longe da realidade e mergulhados no mundo virtual, as crianças perdem habilidades sociais e, de acordo com Mirela, é obrigação dos pais educá-los, além de serem exemplos.

"Com base na Educação Emocional, as crianças não possuem mecanismos para controlarem suas emoções e vontades, por isso é necessário a mudança de postura dos pais. A criança deve ser orientada, valorizada com ações que promovam sua autenticidade e criatividade, para isso, precisa ser orientada a partir da espiritualidade, valores e priorizar o tempo em família", finaliza.

O evento contou com a participação de cerca de 20 pessoas e seis patrocinadores (Farmácia Biofórmula, Paula Joias e Acessórios, Selma Gomes Salão de Beleza, Pic Pega Loja Moda Infantil, Valtemir Fotográfia, Padaria MCC).

Redes sociais de Mirela:

Facebook Mirela Horvatich

Instagram: @terapiadaaprendizagem_

 

 

 

Comentários