Mais de 5 mil tiveram dengue, zika ou chikungunya em Cachoeiro neste ano - Jornal Fato
Geral

Mais de 5 mil tiveram dengue, zika ou chikungunya em Cachoeiro neste ano

População deve reforçar combate ao mosquito da dengue em Cachoeiro. aproximação do verão preocupa, pelo aumento na incidência de casos dado ao clima propício


Limpar o quintal e retirar objetos que acumulam água parada é um dos cuidados Foto: Márcia Leal/PMCI

Mais de 5 mil pessoas foram contagiadas pelas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypt de janeiro ao início deste mês de dezembro, em Cachoeiro. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) confirma 3.050 casos de dengue, 1.955 de chikungunya e 36 de zika. Apesar do número expressivo, houve redução no total de casos, na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando houve quase 8 mil. O principal fator foi a queda dos casos de dengue a menos da metade e também de zika. Por outro lado, o aumento de ocorrências de chikungunya foi de seis vezes. Felizmente, não houve óbitos causados pelas moléstias.


Casos de contagiados de janeiro a novembro

Doença  2019 2020
Dengue 7.509 3.050
Zika 326 1.955
Chicungunya 56 36
Total 7.891 5.041

A Semus alerta à população para os cuidados com o mosquito transmissor das doenças. A prevenção pode ser feita com cuidados simples, que evitam a reprodução do Aedes aegypt. São eles: eliminar objetos que acumulem água parada, como pneus, garrafas e plantas; limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado; tampar qualquer recipiente que possa reservar água e mantê-los sempre limpos; fechar ralos pouco usados com plástico ou jogar água sanitária nesses locais, duas vezes por semana.

A Vigilância Ambiental realiza serviços que ajudam a combater a proliferação do mosquito. Os bairros que registram mais casos dessas doenças recebem aplicação de inseticida por meio do carro fumacê e os agentes de combate a endemias fazem o trabalho de visita na área externa da residência, devido à pandemia do coronavírus. Nesta semana, serão realizadas aplicações das 17h às 21h, para eliminar possíveis focos dos insetos adultos. O serviço atenderá os bairros Marbrasa, Monte Cristo, São Lucas e Gilson Carone.

A secretária municipal de Saúde em exercício, Alexandra da Penha Araújo Cruz, insiste que é preciso reforçar a conscientização, principalmente porque o verão, com dias quentes e úmidos, se aproxima e, com isso, os cuidados devem ser intensificados.



Comentários