Covid-19: prefeitura notifica 15 estabelecimentos em Cachoeiro - Jornal Fato
Geral

Covid-19: prefeitura notifica 15 estabelecimentos em Cachoeiro

Notificações foram expedidas por motivos como aglomeração, funcionamento após o horário autorizado e funcionários sem máscaras de proteção


Mais de 170 estabelecimentos já foram vistoriados em dezembro Foto: Márcia Leal/PMCI

Quinze estabelecimentos comerciais foram notificados apenas em dezembro, por descumprirem as regras de convivência durante a pandemia de covid-19. A fiscalização é feita por equipe da Prefeitura de Cachoeiro, que apenas neste mês já realizou 175 vistorias. O total desde o início do trabalho, em março, é de 16.228.

No último fim de semana, foram vistoriados 64 estabelecimentos e apuradas 43 denúncias oriundas do Disk Aglomeração. As ações resultaram em seis notificações expedidas por motivos como aglomeração, funcionamento após o horário autorizado e funcionários sem máscaras de proteção.

As operações de fiscalização são realizadas todos os dias. Nos fins de semana, os trabalhos priorizam a verificação do funcionamento de supermercados, shoppings, bares e restaurantes, por apresentarem um maior fluxo de pessoas. Ao longo da semana, o funcionamento desses estabelecimentos também é monitorado, concomitantemente, aos demais segmentos.

"Nos fins de semana, em razão do maior número de denúncias apresentados no Disk Aglomeração, os trabalhos das equipes visam à verificação de cada uma dessas denúncias", explica Jonei Petri, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano.

Para fazer denúncias de desrespeito às normas restritivas, a população pode recorrer ao Disk Aglomeração por meio do telefone 153, que funciona 24 horas, ou da página cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral.

 


Conscientização

Cento e noventa e oito cartazes foram afixados em estabelecimentos comerciais de Cachoeiro Foto: Marcia Leal

Cento e noventa e oito cartazes foram afixados em estabelecimentos comerciais de Cachoeiro em campanha de conscientização sobre a covid-19. Além do cartaz, são reforçadas as medidas preventivas contra a proliferação do coronavírus, como: não permitir a entrada de clientes e atendentes sem máscara; a importância da higienização das mãos; além do atendimento do número adequado de pessoas de acordo com o espaço disponível em cada estabelecimento.

"Tentamos levar informação e conscientizar sobre o que o não seguimento dessas medidas pode vir a acarretar. Por outro lado, se seguirmos à risca, é mais provável que consigamos progredir, novamente, para o risco leve", destaca Francisco Montovanelli, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

Essa também é uma preocupação manifestada pelo prefeito Victor Coelho, que busca o apoio do empresariado no respeito às medidas de convivência, para evitar restrições severas por graus mais altos de risco. Hoje, Cachoeiro está em risco moderado, mas percebe a aceleração do contágio e o crescimento do número de mortos.

Comentários