Oito carretas com cargas de 70 toneladas deixam o trânsito lento na BR-262 - Jornal Fato
Geral

Oito carretas com cargas de 70 toneladas deixam o trânsito lento na BR-262


Foto: Divulgação/PRF

 

Oito carretas com cargas superdimensionadas serão transportadas neste domingo (28) de Vila Velha/ES para a cidade de Serra do Salitre, município localizado na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba em MG, um percurso de mais de 900 km.

 

As cargas transportadas são partes de uma fábrica de fertilizantes Espanhola desativada, compradas pela empresa Galvani Engenharia, para serem montadas em Serra do Salitre-MG.

 

Os conjuntos são dotados de veículos especiais, cada um transportando cerca 70 toneladas de peso total, com 5,8 metros de largura e 6,4 metros de altura. Os veículos devem trafegar na velocidade entre 20 e 30km/h.

 

O transporte de cargas com dimensões ou peso acima do previsto no Código de Trânsito exige serviço especializado de batedor, além de autorização dos órgãos de trânsito, como Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER) e Guarda Municipal de Vila Velha . A autorização considera dia, horário e local para permitir a programação da viagem, com objetivo de minimizar o transtorno no trânsito e os riscos de acidentes.

 

Considerando que este tipo de transporte desgasta as rodovias e causa transtornos de fluxo de veículos, a operação de transporte, da roteirização da malha viária e proposição de alternativa operacional são previamente analisadas e aprovadas pelo DNIT e pela ANTT.

 

O serviço será realizado pela empresa RBL Guindastes e Transportes Especiais Ltda, transportadora contratada pelo proprietário da carga, cabendo à PRF, à PM e às Guardas Municipais o controle de trânsito.

 

Comentários