Semmac captou recursos para diversas melhorias na cidade - Jornal Fato
Geral

Semmac captou recursos para diversas melhorias na cidade

A Semmac frisa que, neste ano, Cachoeiro foi um dos sete municípios, de todo o país, contemplados em edital de seleção do governo federal


- Divulgação/PMCI

 

Elevada ao status de pasta no atual governo da prefeitura de Cachoeiro, a recente Secretaria Municipal de Modernização e Análise de Custos (Semmac) tem sido essencial para a elaboração de estratégias que se revertem em melhorias na vida da população.
Ao fazer um balanço de sua gestão em 2018, a Semmac destaca suas principais atividades desenvolvidas. Uma delas é o montante de recursos captados junto à União e ao governo capixaba, somados em R$ 6.373.792,21.
Com os repasses federais, foi possível investir, por exemplo, na reforma do Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, que está em andamento, e em obras de drenagem, pavimentação, muro de contenção e escadaria em diferentes bairros, como Vila Rica e Aquidaban.
Os recursos estaduais também foram, em parte, destinados a intervenções que beneficiaram espaços públicos, como a praça do bairro Monte Belo, que foi revitalizada.
Com as verbas dessa natureza, a pasta ainda fez diversos tipos de aquisições, como a de uma ambulância para a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e de dois veículos para o projeto Nosso Esporte Cachoeiro, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp).

Cachoeiro é uma das sete cidades do país selecionadas em edital federal
A Semmac frisa que, neste ano, Cachoeiro foi um dos sete municípios, de todo o país, contemplados em edital de seleção do governo federal, para apoio técnico e financeiro no desenvolvimento de projeto de parceria público-privada (PPP) no setor de iluminação pública.
Ao todo, mais de R$ 3 milhões serão disponibilizados para a elaboração do projeto para o município, que terá que contribuir com contrapartida de 10% do valor do contrato.
Os recursos são do Fundo de Apoio a Concessões e Parcerias (FEP) e o assessoramento técnico para realização dos estudos de viabilidade técnica e econômica e outros procedimentos necessários à estruturação do projeto para futura licitação da PPP será oferecido pela Caixa Econômica Federal. O processo deve ser concluído em cerca de dois anos.

Modernização de fluxo processual reduziu tempo nas licitações
Outra ação positiva da Semmac foi a Instrução Normativa (IN) de Pregão, sancionada em agosto (por meio do decreto nº 27.879), que norteou todos os processos de licitação da prefeitura de Cachoeiro, reduzindo o tempo de tramitação e aumentando a celeridade processual.
Antes, os processos tinham, em média, de 180 a 270 dias de duração. Após a IN, o prazo passou a variar entre 90 a 120 dias.
"Acredito que conseguimos fazer uma interação interessante entre as pastas, o que culminou nesses e tantos outros resultados, todos expressivos", resume Alexandro da Vitória, secretário municipal de Modernização e Análise de Custos.

Comentários