Simpósio reúne psicanalistas na Ufes - Jornal Fato
Geral

Simpósio reúne psicanalistas na Ufes

O psicanalista e articulista cachoeirense, Roney Argeu Moraes, participa, no dia 31, de debate na mesa ?Perversão e Sexualidade?, que acontece das 14h00 às 16h00.


 

O Grupo de Pesquisa e Extensão "Parthos", em conjunto com a pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), realiza, de 29 a 31 de agosto, o 11º O Simpósio Internacional de Filosofia e Psicanálise. O evento ocorrerá no campus de Goiabeiras da Ufes.

 

Neste ano, o evento abordará o tema "Sado & Maso - Corpo, Sexualidade e Perversão" - a fim de fomentar um debate sobre questões que permeiam a sexualidade e seus desdobramentos. Psicanalistas, psicólogos, professores e pesquisadores cachoeirenses participarão do encontro.

 

O psicanalista e articulista cachoeirense, Roney Argeu Moraes, participa, no dia 31, de debate na mesa "Perversão e Sexualidade", que acontece das 14h00 às 16h00.  "O trabalho foi uma das propostas selecionadas para a comunicação no evento. Meu artigo reflete sobre a perversão e seus possíveis laços com a toxicomania. Será uma discussão interessante, já que na mesa também haverá apresentação sobre fórmulas, análises e sentido nas perversões", disse.

 

Roney psicanalista e articulista do Jornal ES de Fato. Doutorando em Psicanálise pela Unilogos. É coordenador do Centro Reviver de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas (Crepad) e dos cursos de pós-graduação e formação em Psicanálise de Cachoeiro de Itapemirim. Também é membro fundador da Associação Psicanalítica do Estado do Espírito Santo (Apees).

 

Laços

 

Segundo a organização, o 11º Simpósio também busca ser um canal de estreitamento de laços entre a Filosofia e a Psicanálise, dando espaço para a apresentação de comunicações, palestras e reflexões que versem aproximações entre os temas citados.

 

"A expectativa é de que cerca de 200 a 300 pessoas participem do debate. Vamos discutir a questão da perversão na adolescência. O estupro coletivo recentemente citado na imprensa", comenta a professora doutora do departamento de Filosofia da Ufes, Cláudia Murta.

 

De acordo com a professora, o evento deste ano pretende trazer para a comunidade acadêmica e extramuros debates e discussões, nas visões da filosofia e psicanálise, do que é aquilo que durante tanto tempo foi velado e não pôde ser dito: o sexo, a relação com o corpo, e a existência de desejos obscuros aos olhos da sociedade.

 

Programação 

 

 

 

Comentários