Vale cumpre 8 das 48 metas de termo ambiental - Jornal Fato
Geral

Vale cumpre 8 das 48 metas de termo ambiental

Romildo Fracalossi, gerente de Meio Ambiente da mineradora, apresentou ações desenvolvidas no cumprimento de Termo de Compromisso Ambiental


Gerente de Meio Ambiente disse que Vale trabalha no controle da emissão de material particulado / Foto: Agência Vale

A Vale cumpriu, até agora, oito das 48 metas estabelecidas no Termo de Compromisso Ambiental (TCA) 35/2018, que define medidas de controle de emissões atmosféricas na Grande Vitória. A informação é do gerente de Meio Ambiente da mineradora, Romildo Fracalossi, que participou da reunião virtual da Comissão de Meio Ambiente, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), nessa quarta-feira (19), e apresentou as ações da empresa para cumprimento do TCA. Na semana passada, o colegiado ouviu representante da ArcelorMittal sobre o tema.

Fracalossi explicou que o Plano Diretor Ambiental da Vale engloba as metas do TCA. O plano conta com 132 projetos, sendo que 18% deles foram concluídos. Sobre a situação das 40 metas ainda pendentes, informou que estão em andamento ou em processo de análise pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema). O prazo para cumprimento das metas é 2023.

Metas

Dentre as metas cumpridas pela mineradora estão a contratação de empresa para monitoramento das emissões atmosféricas e a instalação de dispositivo de indicação de velocidade e direção dos ventos.

Algumas metas que estão em andamento ou em análise pelo Iema são a melhoria no controle da emissão de material particulado no carregamento e descarregamento de navios e o enclausuramento da área de estocagem temporária da usina 8, obra que deve ser finalizada em fevereiro de 2022. "Deixaremos de fazer uma operação a céu aberto e faremos em um ambiente fechado", explicou Fracalossi.

Outra meta a ser cumprida é o fechamento dos vãos das barreiras de vento ou wind fences. Foram fechados 47 dos 50 vãos. A empresa solicitou ao Iema prazo até julho deste ano para conclusão.

Outras ações em andamento são a instalação de 14 lavadores de rodas nos pátios de estocagem e a conclusão de 54 mil dos 180 mil metros quadrados previstos para pavimentação até 2022.

Emissões

O representante da ONG Juntos SOS ES Ambiental, Eraylton Moreschi, questionou o representante da Vale sobre o fim das emissões visíveis de poluentes. De acordo com a apresentação de Fracalossi, em 2010, a emissão era de 297 kg/hora de poeira difusa e, atualmente, é de 41 kg/hora. O objetivo é atingir o índice de 21 kg/hora até 2023.

Mas, segundo Moreschi, os dados coletados em estações de monitoramento na Ilha do Boi mostram aumento entre 57 e 70% na poeira sedimentada comparando os meses de março de  2020 e 2021.

O representante da ONG apresentou outros questionamentos mais detalhados que serão encaminhados para a Vale e para o Iema para resposta. O presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Dr. Rafael Favatto (Patri), informou que marcará também uma reunião com o Iema para tratar do tema.

"A gente sabe que tem muito a ser feito. Não é uma tarefa fácil. Não vai ser solucionado em um curto espaço de tempo. Há um tempo nem a área ambiental era tão organizada. Quando a gente fez a CPI em 2015 (CPI do Pó Preto), o investimento previsto para a área ambiental era irrisório. Que esse empenho se perpetue", concluiu Favatto

Comentários