"Quem prever cenário pós-pandemia é leviano" diz Luiz Carlos Piassi - Jornal Fato
Meio Ambiente

"Quem prever cenário pós-pandemia é leviano" diz Luiz Carlos Piassi

Engenheiro e especialista em meio ambiente não acredita em mudança radical de comportamento da humanidade, mas alguns paradigmas serão quebrados, analisa


Zeitgeist é uma palavra alemã, eventualmente utilizada na Filosofia e que significa "espírito dos tempos" ou de forma mais literal, espírito da época ou sinal dos tempos. Significa, em suma, o conjunto do clima intelectual e cultural da humanidade, numa determinada época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo.

Ele significado é o resultado da cultura e dos aspectos sociais de uma época. Ele exprime o que somos diante do contexto que vivemos em alguns momentos de nossa vida. E dá um parâmetro de como vamos nos comportar depois de crises inéditas ou de grande repercussão mundial, como a pandemia do coronavírus.

O engenheiro e diretor da P&B e Ambientalis, Luiz Carlos Piassi conversou com o Jornal FATO sobre as mudanças de paradigmas que a humanidade está sofrendo devido à pandemia do coronavírus. E diante do fenômeno em que toda a humanidade está inserida,  ouvimos dele como fica o "espírito dos tempos". Concordando ou não com o isolamento, a certeza é de que "Pouca coisa vai mudar daqui a um ano, um ano e meio" destaca Piassi.

VEJA A ENTREVISTA COMPLETA

Ele explica que a situação que estamos vivendo é nova, mas todos os alertas foram dados, quando se fala em meio ambiente. "Em grandes centros, onde havia uma grande quantidade de poluição, houve uma queda desses índices, devido ao isolamento o que contribuiu inclusive para a cura das pessoas com covid-19" avalia Piassi.

Para o engenheiro e especialista em meio ambiente, o grande desafio é como vamos repensar o mundo a partir desta pandemia, uma vez que o próprio homem quebrou esse elo com o meio ambiente. Mas pondera que essa mudança é algo difícil: "A humanidade não tem muito um histórico de mudar tanto, se tivermos ai uma vacina contra a covid-19, daqui a um ano, um ano e meio ninguém mais vai falar sobre a doença. Vai haver uma queda de paradigmas? Sim, mas não a ponto de mudar os rumos da humanidade" ressalta Luiz Carlos Piassi.

De acordo ainda com o especialista, são necessários vários anos para que a humanidade tenha uma evolução, porém é preciso tomar cuidado com as "previsões" que estão sendo feitas de como o cenário será após a pandemia.

"A palavra que eu gosto de usar para esse momento é: imprevisibilidade. Qualquer pessoa que fale como será o mundo quando isso acabar está sendo leviano. O que temos que fazer com as lideranças é ajudar a debater os caminhos que vamos percorrer para se alcançar os objetivos, de forma sustentável" explica Piassi.

Ainda de acordo com Piassi, a pandemia trouxe uma grande oportunidade de evolução pessoal "Temos que aproveitar esse momento para o profundo autoconhecimento; que o mundo veja que as pessoas são mais importantes. Quantos de nós não está podendo abraçar, tocar quem amamos, isso sim tem valor; talvez essa seja a dor mais forte que estamos sentindo". desafia. 

Para o engenheiro, mudar a forma de consumo também é essencial: "Se continuarmos com esse consumismo desenfreado, precisaríamos de vários planetas Terra para dar conta" avalia.

Piassi manda uma mensagem para o planeta: "Algumas milhares de pessoas estão morrendo sem que seus entes possam velar seus corpos e prestar as homenagens aos pais, avós... tomara que o ser humano valorize a presença do outro com uma nova consciência ambiental, comportamental. Que a humanidade aprenda que as pessoas tem um valor muito maior em nossas vidas" conclui.

 

NOTA:

Como um conceito, Zeitgeist ficou conhecido através de dois importantes filósofos alemães, a saber: Johann Gottfied von Herder (1744 - 1803) e Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770 - 1831).

Comentários