Idoso é resgatado de trabalho "escravo" em Presidente Kennedy - Jornal Fato
Polícia

Idoso é resgatado de trabalho "escravo" em Presidente Kennedy

O homem trabalhava na propriedade há 15 anos, mas sem salário fixo; empregador nega o crime


- Foto: Divulgação

Mais um caso de trabalho análogo à escravidão foi registrado na quarta-feira (31) no Espírito Santo. Um idoso, de 71 anos, foi resgatado de uma propriedade rural na localidade de Pedra Branca, zona rural de Presidente Kennedy.

De acordo com os policiais militares - que tomaram conhecimento do caso através de informações passadas pelo disque-denúncia 181 - o homem não recebia alimentação, tinha seu cartão de aposentadoria e documentos retidos pelo empregador, além uma lesão no tornozelo direito que não estava sendo tratada - o ferimento tinha 15 dias.

Na delegacia do município a vítima afirmou que trabalhava há 15 anos na propriedade, porém não recebia pelos serviços prestados. A ele era fornecido somente uma habitação precária e uma quantia pequena de dinheiro, que era utilizado para sua sobrevivência.  

O empregador - que compareceu na delegacia nesta quinta-feira (1°) - negou que o homem resgatado tivesse algum vínculo empregatício, afirmando que ele apenas morava na casa que foi cedida por seu pai - que é o dono da propriedade. Sobre o cartão de aposentadoria que estava em seu poder, o acusado disse o retinha porque havia solicitado o benefício para o idoso e negou que ficava com o dinheiro da vítima. Ainda de acordo com ele, o trabalhador teria sido abandonado pela família.

Após os esclarecimentos o suspeito foi liberado, já que o período de flagrante tinha se encerrado. A investigação segue com a Polícia Federal, que é a responsável por apuração crimes análogos à escravidão.

A secretaria municipal de Assistência Social encaminhou o idoso para casa de um parente.

 

Comentários