Polícia prende família acusada de vender linguiça de cachorro em Guarapari - Jornal Fato
Polícia

Polícia prende família acusada de vender linguiça de cachorro em Guarapari


Fotos: prefeitura de Guarapari

A Prefeitura de Guarapari, através da equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CZZ), em parceria com a Polícia Militar, realizou na tarde desta sexta-feira (18), uma ação conjunta de resgate de animais que estavam em condições de maus-tratos, em uma casa localizada no Residencial Beira Mar, Meaípe. No total, foram 40 cães e sete gatos resgatados. Há denúncias de que a carne desses animais era usada para fazer linguiças, que eram vendidas na feira da cidade.

A Polícia Militar encaminhou os responsáveis pela residência para delegacia e os animais foram todos levados para o CCZ, onde irão receber tratamentos médicos, cuidados nutricionais, castração e vacinação. Após a plena recuperação, todos estarão disponíveis para adoção.  

Segundo a gerente de Vigilância Ambiental, Lorena Santos da Silva, a situação encontrada era complicada.  "No local foram encontrados vários animais doentes e com muita fome. O espaço era totalmente insalubre, sem condições de abrigar pessoas e animais. Agora todos estão todos em segurança e já foram acolhidos por nossa equipe", finalizou Lorena. 

De acordo com o delegado, Marcelo Santiago, da Delegacia de Infrações Penais e Outras (DIPO), a família, sendo um casal e uma filha, irão responder pelos crimes de maus-tratos a animais, posse ilegal de animais silvestres - na casa também havia um papagaio sem registro - e pelo crime de comercialização de produtos inapropriados para o consumo humano.

"Recebemos várias denúncias de que uma família mantinha diversos cachorros em casa e que abatiam esses cachorros e que também vendiam a carne e fabricavam linguiças e vendiam parte de carne em feiras públicas. Hoje nós fomos ao local, juntamente com a Tenente Clícia da PM e nos deparamos com dezenas de animais subnutridos, muita sujeira, sem alimentação disponível. A filha do casal, tentava desviar o foco dos policiais de um cômodo específico, e foi nesse cômodo, uma espécie de porão que foi encontrado os restos mortais dos animais", disse o delegado.

De acordo com a polícia, havia carcaças de animais mortos no porão e no entorno da casa. 

 

Maus-tratos

Os animais, literalmente, passavam fome. De acordo com a tenente Clícia Coelho do 10º Batalhão da Polícia Militar, foi procurado por toda a casa ração, mas nada foi encontrado. 

"O que mais chamou atenção com relação a esses animais é que eles estavam realmente passando fome na residência, nós entramos e olhamos todo o quintal, o interior da residência e não foi encontrado nenhum pote de ração, tanto para os cachorros, tanto para os gatos", relatou a tenente Clícia.

"Nós abrimos os sacos que estavam no porão, os animais já estavam em estado de decomposição e apodrecendo, diversos cachorros saíram correndo para tentar comer aquela carne que estava podre, devido ao estado de fome que eles estavam passando", concluiu.

Gritos dos animais já foram denunciados à polícia. Moradores e protetores de animais relataram que ouviam gritos e, logo após, silêncio, e depois o que se encontrava eram os os ossos e carcaças dos animais.

Comentários