Polícia Ambiental resgata 450 aves de cativeiro durante operação no ES - Jornal Fato
Polícia

Polícia Ambiental resgata 450 aves de cativeiro durante operação no ES


Foto: divulgação/PM

A Polícia Militar Ambiental do Espírito Santo apreendeu 450 aves silvestres mantidas em cativeiro, sendo 109 só no sul do estado, cinco armas, 80 munições, 300 quilos de carne bovina sem documentação sanitária e 15 armadilhas, entre a quarta (24) e quinta-feira (25), durante a "Operação Asas Livres". Duas pessoas foram presas. 

Segundo a PM, a ação tem como objetivo fiscalizar e combater o tráfico, caça e captura de animais silvestres, e contou com o apoio da Polícia Militar do Espírito Santo, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Militar de Minas Gerais.

Foram gerados 77 boletins de ocorrência, dentre eles 68 termos circunstanciados ambientais foram lavrados. Foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Domingos Martins, onde foram localizadas quatro das cinco armas apreendidas. Lá, os dois indivíduos foram detidos. 

 

Outras ações

Como forma de simbolizar a importância da manutenção das espécies em seu habitat natural, foi realizada a soltura de mais de 200 pássaros que foram apreendidos em ocorrências anteriores, tratados e preparados para o retorno à natureza, onde podem desempenhar e contribuírem para o equilíbrio do meio ambiente, livres.

Durante a semana, fora do período da operação, houveram também várias apreensões de animais em cativeiro, com destaque para as ocorrências de Alegre e Muniz Freire, onde foram apreendidos 63 pássaros da fauna brasileira sem autorização.

A Polícia Ambiental orienta e adverte que, de acordo com a Lei de Crimes AMbientais (Lei 9605/98), no artigo 29, "quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente", está sujeito a pena de detenção de seis meses a um ano, e multa.

 

 

 

Comentários