Sul do ES teve maior redução do número de assassinatos no ES - Jornal Fato
Polícia

Sul do ES teve maior redução do número de assassinatos no ES

Ao final do 1º semestre a diferença atingiu 111 homicídios a menos no Espírito Santo, com redução de 18,2% em relação a 2018


Foto: Hélio Filho/Secom

Todas as Regiões Integradas de Segurança Pública apresentam redução dos casos de homicídios dolosos, durante o primeiro semestre deste ano. O maior percentual de queda foi registrado no sul do Estado, com queda de 36%, seguido pela região Serrana, com 31%, a Metropolitana, 16,9%, Norte, com 14,2% e Noroeste, 13,6%.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), o Espírito Santo fechou o mês de junho e o primeiro semestre de 2019 com 498 assassinatos. É a primeira vez que o Estado termina um período de seis primeiros meses com menos de 500 homicídios na série histórica, que engloba o período entre 1996 e 2019. Em comparação com o mesmo período de 2018, quando foram registradas 609 vítimas, houve redução de 18,2%.

O último mês de junho contribuiu de forma crucial para esse resultado. Foram registradas 59 mortes dolosas, menor número contando qualquer mês nos últimos 23 anos. O mês de julho de 2018 havia sido o melhor da série histórica, com 67 assassinatos. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a redução dos homicídios foi de 40%. Em julho de 2018, foram contabilizados 99 homicídios.

"Um dos principais fatores é a definição de um foco, com o programa Estado Presente em Defesa da Vida, que é a prisão qualificada de homicidas e apreensão de armas de fogo. Depois vem a participação pessoal do nosso governador, que acompanha periodicamente os indicadores e realiza as reuniões onde são definidas as estratégias policiais para combate à criminalidade", afirmou O secretário da Segurança Pública, Roberto Sá.

Segundo ele, em média, são presos cinco assassinos por dia e nove armamentos, apreendidos no Espírito Santo. "Com planejamento de ações e uso da tecnologia, conseguimos esses bons resultados, que ainda não estão satisfatórios, mas mostram que estamos no caminho certo", ressaltou.

Para o secretário de Estado de Planejamento, Álvaro Duboc, os resultados provam que a política de redução da criminalidade do governador Renato Casagrande é eficaz: "Os resultados registrados nos seis primeiros meses deste ano mostram que a política de Segurança Pública realizada pelo Governo capixaba caminha na direção certa, com as ações previstas no Programa Estado Presente. Vale ressaltar que mesmo com a interrupção desse programa, pela gestão passada, o registro da violência tem sofrido redução ano após ano, no Espírito Santo, desde sua implantação em 2011, no primeiro Governo Renato Casagrande", disse.

 

Sem mortes

23 municípios do Estado ainda não registraram homicídio este ano. Em Alfredo Chaves, o último ocorreu em 2015 e Marechal Floriano, em 2016.

 

Comentários