Caparaó quer Delegacia da Mulher e políticas sociais - Jornal Fato
Política

Caparaó quer Delegacia da Mulher e políticas sociais

Em audiência pública, municípios da região também pediram Serviço Médico Legal (SML), ações preventivas e combate ao crime organizado


Audiência em Guaçuí foi promovida pela Comissão de Segurança da Ales / Foto: Aldo Aldesco

A instalação urgente de uma delegacia da mulher na região do Caparaó foi uma das reivindicações apresentadas na audiência pública promovida em Guaçuí pela Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa (Ales). Os municípios também pedem unidade de Serviço Médico Legal (SML), delegacia de polícia e pátios para guardar veículos aprendidos, entre outras demandas.

A reunião foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Guaçuí na noite de quarta-feira. Os trabalhos foram conduzidos pelo deputado Delegado Danilo Bahiense (PSL), presidente do colegiado.

Delegacia da mulher

A prefeita de Guaçuí, Vera Lúcia Costa, relatou que no município têm sido realizadas ações por meio do gabinete de gestão integrada, envolvendo várias secretarias. Ela citou como exemplos o encaminhamento para desapropriação para abertura de ruas e a pavimentação para dar melhores condições aos moradores. 

Vera Costa reivindicou  atendimento adequado à mulher vítima de violência. "Precisamos urgentemente de uma delegacia da mulher. Temos um número muito grande de violência contra a mulher", disse. Outra reivindicação é um pátio para guardar os veículos aprendidos no município. 

A secretária de Assistência Social de Alegre, Errozenilda Barros Gomes, destacou que a violência cresceu de modo geral e que há carência de atendimento social até mesmo em casos de morte. Ela reivindicou para o município unidades de SML, serviços funerários e  delegacia da mulher.

Quem reforçou também a necessidade de melhoria no atendimento à mulher foi a vereadora Silvânia Paiva, de Alegre. Para ela, é preciso aumentar o efetivo policial . A vereadora disse que não quer mais ouvir em uma delegacia a "clássica" pergunta: "Você tem certeza que quer realmente fazer essa denúncia?".

O vereador Emanuel Garcia Amorim, de Iúna, também se manifestou e reivindicou uma delegacia para o seu município. Ele disse que em Iúna há apenas uma viatura usada para atender outros municípios. Também reforçou que a região de Caparaó precisa de uma delegacia de mulher, pois os casos de violência têm aumentado.  

O delegado-superintendente de Polícia Ostensiva Sul, Faustino Antunes Simões Filho, prometeu que o governo estadual vai estudar a reivindicação de uma delegacia da mulher na região. Ele destacou que o trabalho de prevenção é fundamental, desde a educação das crianças.

Política social

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Guaçuí, Ângelo Moreira da Silva,  o debate sobre segurança precisa considerar a prevenção e deve ser feito com gestão integrada e a participação de todos. 

A política pública preventiva na área de segurança também foi reforçada pelo jornalista Elias Carvalho: "Uma criança que pratica esporte não vai para o crime. A questão da renda, da moradia e muito mais. É importante que se reflita que segurança é muito mais que isso [ao policiamento]". 

O vereador Paulinho, de Guaçuí, afirmou, que entre as ações que devem compor a área de segurança, está a implantação de clínicas para usuários de drogas e de fazendas terapêuticas.

O vereador Mitter Maya, de Jerônimo Monteiro, relatou que o município já foi referência de segurança, não registrando por muito tempo nenhum crime. Mas hoje há necessidade de medidas de segurança como delegacias e policiamento. Ele próprio já foi vítima de sequestro e teve que ir a Vitória para fazer acareação somente duas semanas depois.

Atendimento judiciário

A carência de atendimento judiciário foi destacada pelo representante da OAB na região Luís Bernardes. Segundo ele, as comarcas da região não têm juiz titular há mais de cinco anos. Por isso, um juiz precisa vir de Cachoeiro semanalmente para atender as demandas. 

Já o vice-presidente do Conselho de Segurança de Bom Jesus do Norte, Eduardo Teixeira da Silva, destacou que o crime organizado vem se instalando, vindo do Rio de Janeiro.  De acordo com ele e o vereador Paulinho, do mesmo município, por Bom Jesus ser fronteiriço, torna-se difícil o controle da entrada do crime organizado que se refugia na cidade.

Audiências públicas

O deputado Delegado Danilo Bahiense relatou que a comissão da Ales tem trabalhado intensamente para ouvir a população sobre as necessidades da segurança local e realiza, nessa gestão, um trabalho itinerante. Já esteve em várias cidades de várias regiões do estado e vai continuar a realizar audiências até cobrir todo o estado. 

Falta de efetivo policial, videomonitoramento, pátios para veículos aprendidos, SML e delegacias são reivindicações que vêm aparecendo em todas as audiências públicas, de acordo com presidente do colegiado. 

O deputado Luciano Machado (PV), que já foi prefeito de Guaçuí, disse que a segurança pública do estado melhorou. "Nós temos motivos pra dizer que as ações de todos os segmentos da segurança diminuíram em mais de 100 homicídios em todo os estado nesses oito meses de governo", informou. 

A Comissão de Defesa da Segurança e de Combate ao Crime Organizado já realizou audiências públicas com o tema direitos e prioridades em Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Vila Velha, Linhares, Fundão e Rio Novo do Sul. O resultado desses encontros vão embasar relatórios a serem encaminhados aos órgãos públicos. 

Mesa

Além dos deputados Bahiense e Luciano Machado, compuseram a mesa, a prefeita de Guaçuí, Vera Lúcia Costa; o presidente da Câmara de Guaçuí, Ângelo Moreira da Silva; e o prefeito de Divino São Lourenço, Eleardo Aparício Costa Brasil.

Participaram também da audiência pública a secretária de Assistente Social do Município de Alegre, Errozenilda Barros Gomes; o presidente da Câmara Municipal de Ibitirama, Ailton da Costa; o presidente da Câmara Municipal de Ibatiba, Carlos Alberto dos Santos; o tenente PM Bombeiros José Guilherme Boechat; o delegado superintendente de Polícia Região Sul, Faustino Antunes Simões Filho; o tenente-coronel PM Luciano Silva Soares; o delegado de Polícia de Guaçuí, Vitor Leonardo Barçante; e o delegado regional de Alegre, Ricardo de Freitas Teixeira.

Comentários