CNH: deputado quer que motorista com mais de 50 anos tenha desconto - Jornal Fato
Política

CNH: deputado quer que motorista com mais de 50 anos tenha desconto

Projeto do deputado estadual Coronel Weliton prevê benefício na renovação de carteira de habilitação para pessoas com mais de 50 anos de idade


- FOTO: Lucas S. Costa

Motoristas com mais de 50 anos de idade podem ganhar desconto no pagamento do Documento Único de Arrecadação (DUA) na renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O benefício está previsto nos Projetos de Lei (PLs) 76 e 90/2024, do deputado estadual Coronel Weliton (PRD).

Conforme o PL 76, o percentual de desconto seria de 50% para os motoristas com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos. O mesmo projeto estabelece desconto de 70% na renovação para pessoas a partir de 70 anos. No entanto, no PL 90 o deputado amplia o benefício e propõe a isenção da taxa para aqueles com idade igual ou superior a 70 anos.

Na justificativa, o parlamentar alega que a Lei 14.071/2020 alterou o prazo de renovação dos exames de aptidão física e mental para renovar a CNH. Com isso, a validade é de dez anos para condutores com menos de 50 anos de idade. 

"Portanto, é justo conceder o desconto, porque o tempo de validade da CNH passa a ser de cinco anos para condutores com idade superior a 50 anos ou igual a 69 anos, enquanto para condutores acima de 70 anos a CNH precisa ser renovada a cada três anos. E, por isso, a ideia do PL é realizar uma cobrança isonômica do DUA", diz Coronel Weliton.

Tramitação

Por tratar de tema correlato, os dois projetos tramitam na Assembleia Legislativa capixaba conjuntamente e serão analisados pelas comissões de Justiça, Infraestrutura e de Finanças. Com teor similar também tramita na Casa o PL 1.008/2023, apresentado pela deputada Raquel Lessa (PP).

Acompanhe a tramitação do PL 76/2024

 

Comentários