Governo lança ofensiva ao tráfico de armas no ES - Jornal Fato
Política

Governo lança ofensiva ao tráfico de armas no ES

Delegacia vai traçar o caminho das armas e qualificar as prisões, com o foco para produtores de armas caseiras, que registraram aumento nas apreensões


O Governo do Estado inaugurou na manhã desta quinta-feira (8) a Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) - Foto: Hélio Filho/Secom

De janeiro a julho 1.945 armas de fogo apreendidas no Espírito Santo. São 10% a mais que o ano passado. Ainda assim, as estatísticas apontam que 78% dos crimes que ocorrem no Espírito Santo ainda são praticados com uso desse tipo de armamento.

"Hoje apreendemos em torno de quatro mil armas anualmente, mas o sentimento é de que enxugamos gelo. Temos a necessidade de um trabalho de inteligência entre as Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal. Estamos designando delegados, policiais e investigadores para que se concentrem na identificação para que se tenha uma radiografia dessa entrada de armas no Espírito Santo", afirmou o governador Renato Casagrande.

Para tentar dar combate ainda mais efetivo, o governo do estado inaugurou na manhã desta quinta-feira (8) a Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), em Vitória. De acordo com o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, idealizador da unidade, o objetivo é traçar o caminho das armas e qualificar as prisões, inclusive, com o foco para produtores de armas caseiras, que registraram aumento nas apreensões.

"Temos que saber quem está fornecendo o instrumento que os criminosos mais utilizam para cometer assassinatos em nosso Estado. Essa pessoa não pode ficar impune. Esperamos com a Desarme conseguir identificar esses bandidos e colocá-los na cadeia", pontuou Sá.

A sede da Desarme está localizada na Avenida Fernando Ferrari, na área anexa ao antigo Aeroporto de Vitória, em Goiabeiras. A inauguração é uma das ações do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que tem foco na redução de crimes letais. O programa implantado em 2011 contribui para a queda nos índices de violências no Espírito Santo. Nos sete primeiros meses deste ano, houve queda de 19,6% nos casos de homicídios dolosos, em relação ao mesmo período do ano passado.

Comentários