Congresso Brasileiro debate o cooperativismo do futuro - Jornal Fato
Política2

Congresso Brasileiro debate o cooperativismo do futuro

Liderada pelo Deputado Federal Evair de Melo (PP-ES), a Frencoop irá apresentar a nova diretoria durante o evento


Prédio OCB - Foto Haruo Mikami

"O cooperativismo do futuro se constrói aqui". Esse é o tema da 14ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo - evento destinado a debater o desenvolvimento sustentável das cooperativas brasileiras. Realizada pelo Sistema OCB, a reunião ocorre de 8 a 10 de maio, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, reunindo mais de 1,3 mil pessoas.

Ao longo desses três dias, delegados indicados pelas cooperativas brasileiras irão debater questões ligadas à seis temas principais (Comunicação, Governança e Gestão, Inovação, Intercooperação, Mercado e Representação). Cada delegado pôde se preparar com antecedência por meio dos documentos-base, que trazem cenários e reflexões sobre cada assunto, além de sugestões de propostas, com o objetivo de ajudar a nortear os debates. O objetivo é propor as diretrizes estratégicas do setor para os próximos 10 anos.

Logo após o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo, será realizada a posse da nova Diretoria da Frente Parlamentar Cooperativista (Frencoop), bancada que já conta com mais de 300 deputados federais, 36 senadores e uma lista de grandes feitos em prol das cooperativas do país. À frente da presidência está o deputado Evair de Melo (PP/ES) - que integra o grupo de defesa dos interesses das cooperativas brasileiras desde o início de seu primeiro mandato, em 2015.

O deputado Evair de Melo é o relator do projeto de lei nº 519/2015, mais conhecido como Lei Geral das Cooperativas. A matéria é um dos principais projetos que dizem respeito ao cooperativismo e que tramitam no Congresso Nacional. É, também, um item prioritário da Agenda Institucional do Cooperativismo. "O que pretendemos é levantar subsídios para representar as cooperativas com a maior efetividade, construindo, assim, um cenário propício, sob o ponto de vista da legislação, para que se desenvolvam e, também, para cumprir seu papel de transformar a realidade socioeconômica brasileira", comentou o parlamentar.

 

Comentários