Previsão é de carnaval com chuva em quase todo o país - Jornal Fato
Previsão do Tempo

Previsão é de carnaval com chuva em quase todo o país

Informe é do Instituto Nacional de Meteorologia


- Foto: Valter Campanato EBC

O carnaval começa com previsão de chuva em quase todo o país. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas deverão persistir em grande parte da Região Sudeste. 

A previsão é de acumulados significativos de chuva principalmente em Minas Gerais e no Espírito Santo, onde os acumulados poderão ser superiores aos 150 mm em algumas localidades.

O mesmo alerta é dado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper):

Neste sábado, a umidade trazida pelos ventos costeiros provocam chuva passageira no começo do dia no trecho entre a Grande Vitória e o litoral norte. Ao longo do dia, previsão de chuvas esparsas nas demais áreas do norte capixaba e no leste da região Serrana. Poucas nuvens nas demais áreas, inclusive na Grande Vitória, sem chance de chuva. As temperaturas seguem estáveis. O vento sopra com moderada intensidade entre o litoral sul e o metropolitano, podendo ocorrer algumas rajadas no litoral sul.

Na Região Sul, poucas nuvens, sem chance de chuva. Os ventos sopram com moderada intensidade pelo litoral, podendo ocorrer algumas rajadas.
Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 23 °C e máxima de 34 °C.
Nas áreas altas: mínima de 19 °C e máxima de 
30 °C.

 

Brasil com chuva

Na Região Sul, as chuvas deverão ser irregulares, com acumulados variando entre 5 mm e 70 mm.

Na Região Centro-Oeste, as chuvas também deverão ser significativas no Distrito Federal e no norte do Mato Grosso e de Goiás, com previsão de acumulados de chuva que podem variar entre 50 mm e 150 mm.

Na Região Nordeste, o sol aparece entre nuvens e a previsão é de várias pancadas de chuva com raios. Alerta especial para risco de temporais no Maranhão e também no Piauí. 

A Região Norte tem maior probabilidade de que as chuvas no período deverão ocorrer acima da média climatológica em praticamente toda a região, podendo ficar abaixo somente no Amapá, sudoeste do Amazonas, do Acre e do Tocantins.

Comentários