Cachoeiro tem mais de 1,2 mil pacientes com câncer - Jornal Fato
Saúde

Cachoeiro tem mais de 1,2 mil pacientes com câncer

Atualmente, Cachoeiro tem 1218 pacientes fazendo tratamento quimioterápico e 75 de radioterapia


O câncer que mais atinge as mulheres é o câncer de mama (Foto: Divulgação)

Neste domingo, celebra-se o Dia Mundial do Câncer. Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a doença, que mata, em todo o mundo, cerca de 8,3 milhões de pessoas, o dia foi instituído pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), no ano de 2005.

 

Atualmente, Cachoeiro tem 1218 pacientes fazendo tratamento quimioterápico e 75 de radioterapia.

 

O Hospital Evangélico, referência no tratamento contra o câncer no município de Cachoeiro de Itapemirim e região sul do estado do Espírito Santo recebeu, em 2017, 1100 novos casos de câncer.

 

No ano de 2016, o hospital teve 1829 pacientes na quimioterapia e 560 na radioterapia. 403 pessoas faziam os dois tipos de tratamento.

 

De acordo com o hospital, os casos que mais atingem as mulheres e homens é o câncer de mama e o de próstata, respectivamente. Outros tipos de câncer que mais atingem os pacientes do Heci são o de pele, colón, pulmão, estômago, colo de útero, esôfago, reto e leucemia.

 

Segundo a Estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o sedentarismo, o cigarro, a poluição e a má alimentação estão entre os principais fatores de risco para o surgimento da doença.

 

O médico rádio-oncologista do Heci, Bruno Resende, explica que para evitar os tumores, é preciso ter hábitos saudáveis, como "ter uma alimentação balanceada, rica em verduras e legumes e pobre de defumados e afins".

 

Ele diz ainda que esse costume associado à  pratica de esportes pode prevenir o câncer. "Estar em dia com os seus exames e visitar regularmente o seu médico também é uma boa dica", comenta.

 

"Este dia é para falar de todos os tipos de câncer, que é possível tratar e curar. O câncer ainda causa muito medo nas pessoas. Agora a medicina evoluiu e quanto antes for descoberto, melhores serão as chances de cura", explica a médica oncologista Sabina Aleixo.

Comentários