Cachoeiro terá dia de vacinação seletiva contra sarampo - Jornal Fato
Saúde

Cachoeiro terá dia de vacinação seletiva contra sarampo

A ação é voltada a moradores de 1 a 49 anos ainda não imunizados


Foto: Divulgação/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza, neste mês, ação especial de vacinação contra o sarampo em Cachoeiro de Itapemirim.
Será no dia 24 de agosto, das 8h às 14h, no Centro de Saúde Bolívar de Abreu - avenida Jones dos Santos Neves, bairro Santo Antônio, em frente à igreja Consolação - e em mais 28 unidades básicas de saúde (UBS) na cidade e no interior.
A secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho, esclarece que, desta vez, não se trata de campanha, mas, sim, de vacinação seletiva, voltada apenas para a população que se enquadra na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, de 1 a 49 anos de idade.
"A vacinação contra o sarampo é uma rotina em todas as nossas unidades. Portanto, quem estiver com o cartão de vacina em dia não precisa receber a dose. É uma ação para possibilitar a atualização do cartão de vacina", ressalta.
O esquema vacinal contra o sarampo para crianças é de uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses (a tetra viral) de idade. Pessoas até 29 anos recebem duas doses, e de 30 a 49 anos, dose única.
A vacina está sempre disponível no Centro Municipal de Saúde e nas salas de vacina das unidades básicas de saúde. É preciso apresentar o cartão de vacina e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento pode ser agendado pelo site www.agendamento.cachoeiro.es.gov.br.

Vacinação segue de 26 a 30 de agosto, com horário estendido
Para intensificar a ação, a Semus fará na semana seguinte ao dia de intensificação, entre 26 e 30 de agosto, atendimento estendido no Centro de Saúde Bolívar de Abreu, das 7h às 19h. O intuito é oportunizar o acesso à dose contra o sarampo a quem não puder ser atendido no dia 24. 

Sarampo
O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por vírus. É uma das principais doenças responsáveis pela mortalidade infantil em países subdesenvolvidos. Altamente contagioso, é transmitido diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar. Seus sintomas incluem febre e manchas avermelhadas no corpo, coceira, mal-estar geral e falta de apetite.

Confira os locais de vacinação:
Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu
UBS de Soturno
UBS de Novo Parque
UBS de Córrego dos Monos
UBS de Pacotuba
UBS de Burarama
UBS de União 
UBS de Village da Luz
UBS de Zumbi
UBS de Coramara
UBS de Nossa Senhora Aparecida
UBS de Paraíso 
UBS de Amaral
UBS de São Luiz Gonzaga
UBS de Aquidabã
UBS de Conduru
UBS de BNH de Baixo
UBS de Abelardo Machado
UBS de Aeroporto 
UBS de Jardim Itapemirim
UBS de Gilson Carone
UBS de São Vicente
UBS de Nossa Senhora da Penha
UBS de Agostinho Simonato
UBS de Coutinho
UBS de Otto Marins
UBS de Amaral
UBS de Itaoca
UBS de Vila Rica
UBS de Valão

Comentários