Campanha de doação de sangue acontece hoje (29) e amanhã (30) em Guaçuí - Jornal Fato
Saúde

Campanha de doação de sangue acontece hoje (29) e amanhã (30) em Guaçuí

A campanha "Doe sangue, doe medula, doe vida!" é uma realização do Rotary Club de Guaçuí, em parceria com o Hemoes e com o apoio da Prefeitura de Guaçuí.


- Foto: Arquivo Prefeitura de Guaçuí.

Nesta quarta-feira (29) e quinta-feira (30) um ônibus do Hemoes estará realizando em Guaçuí uma campanha de doação de sangue e medula óssea. As coletas acontecem de 7 às 13 horas, no Parque de Exposições da cidade. Também serão oferecidos serviços de saúde como aferição de pressão arterial, glicose, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C.

A campanha "Doe sangue, doe medula, doe vida!" é uma realização do Rotary Club de Guaçuí, em parceria com o Hemoes e com o apoio da Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

O Corpo de Bombeiros de Guaçuí também está dando apoio à iniciativa que ainda conta com a participação dos atiradores do Tiro de Guerra do município.

 

Quem pode doar

Antes de efetivamente doar sangue, os voluntários passam por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se estão aptos a realizar a doação. Quem tem entre 16 e 69 anos pode se candidatar como voluntário. Para os mais velhos, uma ressalva: só pode doar quem tiver feito a primeira doação até os 60 anos. Já os menores de 18 anos precisam de autorização de um responsável legal.

O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Caso tenha almoçado, deve aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

Neste período de pandemia, pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o novo Coronavírus (Covid-19) podem realizar a doação após 30 dias sem apresentar sintomas. Já as pessoas que estiverem com sintomas gripais não devem comparecer para doação.

Comentários