Covid-19 no ES: secretário alerta para aumento de casos nas próximas semanas - Jornal Fato
Saúde

Covid-19 no ES: secretário alerta para aumento de casos nas próximas semanas

Em coletiva de imprensa na manhã de hoje, Nésio Fernandes de Medeiros Junior lamentou a morte de 1188 pessoas em todo o país


Em coletiva online na manhã desta sexta-feira (22), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Junior, lamentou a morte de 1.188 pessoas nas últimas 24 horas, em todo o país, vítimas do novo coronavírus. Ele ressaltou ainda que esse não é um cenário normal. "Isso não é natural, não é normal. Nós estamos diante de uma pandemia extremamente grave".

O secretário ressaltou que é preciso uma adesão maior da população das medidas do distanciamento social e falou sobre a importância de uma coordenação central, citada também pelo governador Renato Casagrande. "Precisamos de um alinhamento maior entre os governos, no entendimento de quais medidas devem ser tomadas em cada situação, a cada momento, a cada etapa da evolução da doença. Mil e cem mortos chocam. É um número que precisa fazer com que o país se desperte novamente ao risco iminente de colapso da nação por conta da pandemia".

Nésio Fernandes alerta ainda para um aumento maior de casos e mortes pela doença no ES nos últimos dias de maio e mês de junho. "Junho será um mês intenso e poderemos tomar medidas extremas. A sociedade precisa se envolver de forma mais rígida nas próximas semanas, pois serão mais críticas", afirma.

Ele também fala sobre medidas econômicas para o enfrentamento da Covid-19. "Esta semana, o governo federal se reuniu com governadores para debater sobre um pacote de auxílio econômico importante para os estados e municípios. Nós iremos receber R$ 224 milhões para poder reforçar a capacidade de resposta do Espírito Santo para aplicação na área da saúde. O conjunto de municípios capixabas receberão R$ 57 milhões, que irão se somar a outros recursos que já foram repassados", comenta.

Veja a coletiva completa:

Comentários