Guaçuí: vacinação contra gripe terá Dia D neste sábado - Jornal Fato
Saúde

Guaçuí: vacinação contra gripe terá Dia D neste sábado

A campanha foi iniciada no dia 10 de abril e o município pretende vacinar, ao final, mais de oito mil pessoas


A Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está convocando a todos que fazem parte do público alvo a comparecerem à unidade de saúde mais próxima para o Dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe, neste sábado (4). A campanha foi iniciada no dia 10 de abril e o município pretende vacinar, ao final, mais de oito mil pessoas.

Todos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da saúde, professores, portadores de doenças crônicas, policiais civis, militares, bombeiros e outros profissionais das forças de segurança e salvamento devem comparecer à unidade de saúde mais próxima (veja relação das unidades abaixo), no horário de 8h00 às 16h00, levando seu cartão de vacina. "A vacinação irá acontecer em todas as outras unidades do município, incluindo a Policlínica", afirma a enfermeira Suely Valéria Moreira Engelhardt.

Segundo a Semus, 8.244 pessoas compõem o grupo prioritário para receber a vacina, no município, havendo doses para atender a todo o grupo prioritário. Doses estas que estão à disposição na Policlínica Municipal, desde o início da campanha. "Temos doses para atender todo nosso grupo prioritário, o que está sendo feito desde o dia 10 de abril", afirma o coordenador de Atenção em Média e Alta Complexidade da Semus, Werton dos Santos Cardoso.

Também foram disponibilizadas doses nos três distritos de Guaçuí - onde o Dia D foi antecipado para os três dias anteriores à data nacional. Assim como em comunidades mais afastadas da zona rural, além de situações especiais, como levar a vacina até o Lar dos Idosos, na cidade.

O Ministério da Saúde antecipou a campanha em 15 dias este ano e a dividiu em duas fases. No entanto, em Guaçuí, a vacinação está acontecendo numa fase única, atendendo todo grupo prioritário. Esse grupo prioritário é definido conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e, segundo o Ministério da Saúde, também se baseia em estudos epidemiológicos, tendo como meta a imunização de 90% do público alvo.

O que é gripe (influenza)?

A influenza ou gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, com elevado potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor muscular e tosse seca. Em geral, tem evolução por período limitado, de um a quatro dias, mas pode se apresentar na forma grave.

A gripe propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente, nos grupos de alto risco, como pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de 5 anos, gestantes e doentes crônicos. Um indivíduo pode contrair a gripe várias vezes ao longo da vida.

Existem três tipos de vírus influenza/gripe que circulam no Brasil: A, B e C. O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. Já o vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. O SUS oferta a vacina que protege contra os tipos A e B do vírus.

Unidades de Saúde

- ESF Dr. Abelha I e II (Caic)

- ESF Antonio de Oliveira (Balança)

- ESF José Rezende Vargas (Antonio Francisco Moreira)

- ESF Pedro Vieira Neto (Manoel Monteiro Torres)

- ESF José Theodoro (Vale do Sol)

- UBS Nina Cristiano (Central)

- Policlínica

Comentários