Lentidão na vacinação pode trazer nova onda covid-19, alerta Nésio Fernandes - Jornal Fato
Saúde

Lentidão na vacinação pode trazer nova onda covid-19, alerta Nésio Fernandes

Secretário Estadual de Saúde espera atingir 80% da imunização e diz que evitar aglomerações e manter isolamento é essencial


Durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (19), o Secretário Estadual de Saúde Nésio Fernandes disse que a demora na vacinação da população que mora no Estado pode trazer uma nova onda da covid-19, durante o segundo quadrimestre de 2021.

 

Na opinião do secretário, pelo menos 80% da população deveria ser imunizada e junto com a vacina, o isolamento, distanciamento e o combate às aglomerações seriam as práticas mais eficazes contra a doença.

 

A SESA - Secretaria Estadual de Saúde - está monitorando as novas variantes do coronavírus no Espírito Santo, como a P1, que tem predominado em vários outros estados. É a que atinge a maioria dos jovens internados e que têm ido a óbito.

 

Ainda de acordo com o secretário, o Espírito Santo está no terceiro lugar como unidade da federação nas campanhas de imunização, com vacinas do governo federal. Com as quantidades já acordadas e prometidas pelo ministério da saúde e outro quantitativo que o Espírito Santo está negociando, os capixabas poderão ser a primeira população que consiga atingir a imunidade coletiva.

 

Já o subsecretário estadual de saúde, Luiz Carlos Reblin destacou que avança também a vacinação dos professores e demais servidores da educação e que a maioria dos municípios inicia esta semana a imunização do setor. Para ele falta mais vacinas e se uma quantidade maior chegar, outros grupos essenciais ou com comorbidades poderão ser imunizados em breve.

Comentários