Treinamento conscientiza sobre importância de higienizar as mãos - Jornal Fato
Saúde

Treinamento conscientiza sobre importância de higienizar as mãos

A lavagem das mãos quando realizada de forma correta diminui drasticamente a chance de uma pessoa contrair uma infecção.


- Foto Divulgação

Durante dois dias, os funcionários da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, passaram por um treinamento para a higienização correta das mãos. O objetivo é conscientizá-los sobre a importância do ato e reduzir a infecção no ambiente hospitalar. 

Segundo a médica infectologista Nathalia Rico Barreira Luzorio, a lavagem das mãos quando realizada de forma correta diminui drasticamente a chance de uma pessoa contrair uma infecção. 

Durante o evento, ela reforçou a eficiência que o simples ato de lavar as mãos corretamente representa no combate à infecção e na proliferação de doenças como gripes, resfriados e outras doenças. 

O treinamento, promovido pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do hospital, foi uma das ações que acontecem durante a campanha realizada esta semana no hospital. 

Durante o encontro, os setores participaram de um Quiz sobre a maneira correta de lavar as mãos. O setor que acertou mais questões foi premiado com brinde. 

Uma curiosidade do evento foi a participação de dois funcionários que estavam vestidos caracterizados como Florence Nightingale e Ignaz Philipp Semmelweiss. 

Florence foi uma enfermeira que trabalhou no combate à infecções durante o atendimento de soldados feridos durante a Guerra da Criméria. Já Ignaz Philipp foi um médico pioneiro no controle de infecção hospitalar. 

A Santa Casa Cachoeiro é pioneira no Estado na realização de trabalhos educativos para controle dos índices de infecções. Em 1990 o hospital chegou a receber do Ministério da Saúde título de Hospital Padrão em Controle de Infecção Hospitalar.

Comentários