Qual é o prato do dia? - Jornal Fato
Artigos

Qual é o prato do dia?

Pré-candidatos buscam apoio de Ferraço


- Foto: Reprodução/Instagram

Enquanto prefeito Victor Coelho busca aprovar na Câmara Municipal o seu projeto de empréstimo para execução de uma série de obras - aliás, obras fundamentais para o município - os chamados pré-candidatos de direita buscam socorro e aconselhamento com o deputado Ferraço. Isto com o desiderato de escolher um candidato que possa derrotar Lorena Vasques. Ao mesmo tempo em que, por óbvio, trabalham incansavelmente seus vereadores em busca da rejeição do pedido de empréstimo.

Ora, como é de esperar, a pressão contra a candidata Lorena aumentou. Para alguns, que não têm medo de revelar, a rejeição do pedido de empréstimo em trâmite na Câmara fundamental, hoje, é fundamental para derrotar Victor nas eleições municipais.  Isto porque poderia traduzir num grande volume de obras, aliás, bandeira de Lorena e do prefeito. Tanto é verdade que a candidata já está sendo vítima até de fake news de baixo nível. E vereador adora uma obra pra dizer que é sua...

Enquanto o prefeito Victor e seus assessores, de forma transparente e até mesmo ousada, diria -  se reúnem com formadores de opinião, explicando detidamente a importância do empréstimo, e como será aplicado e quais as obras prioritárias, os deputados Alan Ferreira e Bruno Rezende dentre outros, com grande ansiedade incomum, buscam em Ferraço a solução para uma vitória da direita em Cachoeiro.  Só que eles não oferecem a Ferraço a candidatura, mas querem seu apoio.

Ora, entorpecidos por suas pretensões pessoais, pensam que Ferraço é tolo. O líder cachoeirense, sobretudo hoje, não pode se precipitar. Sua decisão - de quem indicar ou apoiar -  envolve uma eventual candidatura de Ricardo para governador, a busca de um mandato para Norma e a manutenção de seu prestígio político-eleitoral. Mas, ao mesmo tempo, precisa derrotar o prefeito Victor que ameaça o prestígio de suas grandes obras.  Claro - e é natural - porque político vive do prestígio administrativo. Ferraço escreveu sua vida política com obras eternas.

Claro que ele sabe muito bem que os políticos que batem em sua porta estão pensando em si próprio, não são ideológicos, mas estão em busca de poder. Nessa leitura ele é mestre. Não vai fazer nada sem ouvir Ricardo e que não traga um destaque político para Norma. Deve se perguntar: e se, por acaso, apoiar um desses deputados e seu candidato perder a eleição para Victor. Como ficará seu prestígio? Ora, sua decisão passa pelo futuro político dele, Ricardo e Norma.

Um erro elementar dos opositores de Victor é que eles jogam todas as suas fichas em fofocas sobre o futuro apoio do governador Renato e nos atrasos na execução das obras do prefeito.  Com isso, paradoxalmente, chamam a atenção para as obras, mas se esquecem que elas serão inauguradas e, aí, muda tudo. Estão fazendo campanha para Lorena, primariamente. 

E isso Ferraço conhece bem. Circulando de bermudas e camisetas pela Beira-Rio, explicava aos incrédulos eleitores que a obra seria a redenção do trânsito de Cachoeiro, da mobilidade urbana. Quem não acreditava, pelo menos via o seu empenho e sua luta. Até que chegou a inauguração...

Deve lembrar de tudo isso, agora, nesse leva e traz de busca pessoais. Ferraço não pretende forjar líderes, precisa - e é humano que o faça - traçar as linhas de seu futuro, de Norma e Ricardo. Tanto que recebe todos, com muito carinho, mas conhece a vida e a política. Sabe - porque entende - que no momento da inauguração das obras tudo muda. Por isso, ninguém arrancará dele uma decisão que não seja grandemente meditada.

E mais: conhece o governador Renato. Sabe que ali nunca existiu precipitação. E que as informações que lhe trazem não passam de rumores.


Wilson Marcio Depes Advogado Escritor e jornalista

Comentários