Ruas e lojas são alagadas após chuva forte no Guandu - Jornal Fato
Cachoeiro

Ruas e lojas são alagadas após chuva forte no Guandu

Motoristas registram na manhã de hoje congestionamento e pontos inundados nas ruas Coronel Francisco Braga, Pedro Dias e imediações, onde lojas são atingidas por água e lama


- Reprodução

A chuva contínua que cai sobre Cachoeiro de Itapemirim na manhã desta quarta-feira (21) gera apreensão, com transtornos na região da antiga estação ferroviária, bairro Guandu, no centro da cidade. 

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Francisco Inácio Daróz, inicialmente havia atribuído parte dos problemas ao rompimento de uma adutora. Porém, no início da tarde, após inspeção no local, a concessionária dos serviços de distribuição de água, BRK Ambiental, descartou qualquer possibilidade.

Segundo a empresa,  "a rede de distribuição de água opera normalmente, sem nenhum registro de rompimento em adutora. Portanto, qualquer correlação dos alagamentos provocados pelas fortes chuvas na região do Guandu com adutora da BRK não procede".   

O trecho ficou alagado, com a água e lama atingindo lojas nas ruas Coronel Francisco Braga, Pedro Dias e imediações. 

 

 

Há congestionamento de veículos. Motoristas de automóveis e passageiros de ônibus registram a lentidão no trânsito e pontos inundados.

Cachoeiro, segundo o coordenador da Defesa Civil, Inácio Daróz, sofre as consequências das chuvas que chegaram com intensidade, com acumulado de 28,8 milímetros nas últimas 24 horas. 

A principal ocorrência, contudo, foi o rompimento da canalização no Guandú. "Desceu muita lama, muita água. Imediatamente, a Prefeitura e a BRK (concessionária) entraram em ação e tentam resolver o mais rápido possível", observa Daróz. 

 

 

A Defesa Civil Municipal, informa o coordenador, recebeu ontem alerta laranja do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que prevê chuvas intensas para todo o Espírito Santo, principalmente na região de Mimoso do Sul. 

"A expectativa é de chuva contínua, com possibilidade de diminuir no decorrer do dia", avalia Daróz. 

A orientação é para, diante de qualquer emergência, a população ligar para a Defesa Civil de Cachoeiro: 28 98814 3497. 

 

Nota

 As informações relativas à BRK foram incluídas às 14h30, assim como a alteração no título da matéria.

Comentários