Obras históricas são lançadas em Muqui - Jornal Fato
Cultura

Obras históricas são lançadas em Muqui

Duas importantes obras serão lançadas na cidade de Muqui: o livro "Arquitetura Urbana do Café em Muqui" e o livro "Muqui e sua História - Um Museu a Livro Aberto"


Foto: Divulgação

No próximo sábado, dia 31 de agosto, duas importantes obras serão lançadas na cidade de Muqui: o livro "Arquitetura Urbana do Café em Muqui", do arquiteto Genildo Coelho Hautequestt Filho, e o livro "Muqui e sua História - Um Museu a Livro Aberto", da memorialista Sandra Lourenço. Esses livros são resultado de anos de pesquisas realizadas por seus autores, tendo como objeto principal o município de Muqui - maior e mais importante sítio histórico do Espírito Santo.

O arquiteto Genildo Hautequestt, que trabalhou por 10 anos na gestão do patrimônio da cidade, iniciou sua pesquisa em 1998 com a realização dos primeiros levantamentos históricos e arquitetônicos que subsidiaram o tombamento de Muqui, efetivado no ano de 2000. Em seu livro, o autor discute as mudanças nas formas de morar na cidade a partir da análise de 26 casas.

A professora e memorialista Sandra Lourenço iniciou sua pesquisa em 2006, e é a responsável pela criação do Museu Virtual de Muqui, que encontra-se disponível do site da Câmara Municipal. Seu livro é fruto das pesquisas iniciadas por ocasião da criação do Museu Virtual.

O livro "Arquitetura Urbana do Café em Muqui" foi publicado pela Editora Milfontes, por meio do Edital 8/2018 de incentivo à produção e difusão de textos sobre história e memória capixaba, sendo financiado pela Secretaria de Estado da Cultura, através do Funcultura. Já o livro "Muqui e sua História - Um Museu a Livro Aberto" foi publicado pela Editora ArtPrint, com apoio do Sebrae/ES.

 

Serviço

Local: Teatro Neném Paiva - Rua Coronel Marcondes, s/nº, Centro - Muqui - ES

Horário: 19h00

Entrada gratuita

 

Comentários