Cachoeiro: aulas no campus do Ifes continuavam normais esta manhã - Jornal Fato
Educação

Cachoeiro: aulas no campus do Ifes continuavam normais esta manhã

Greve nacional de professores de universidades e institutos federais é deflagrada; mas a informação é de que não houve suspensão das atividades na unidade Cachoeirense do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)


- Reprodução

Com a adesão dos professores à greve nacional da categoria, os portões do campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em Goiabeiras, em Vitória, amanheceram fechados nesta segunda-feira (15).  

O movimento também abrange os institutos federais. Além de reajuste salarial e das bolsas dos estudantes, fazem parte das reivindicações reestruturação das carreiras de técnico-administrativos e docentes, entre outros pleitos. 

Mas a informação era de que as aulas na unidade cachoeirense do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) continuavam normais nesta manhã. E possíveis lacunas nos horários seriam organizadas pela Diretoria de Ensino.

De acordo com a última nota publicada pela direção estadual da instituição, na tarde de sexta-feira (12), ainda não era possível mensurar a adesão dos servidores à greve nos diversos campus do Ifes no Espírito Santo.  

"Já há uma reunião agendada entre a gestão do Instituto e o comando de greve para a próxima terça-feira (16), às 10h, com o objetivo de tratar as questões relacionadas ao movimento grevista", diz o documento.

A nota do Ifes explica que: "A mobilização é nacional e tem reivindicações dirigidas ao Governo Federal para melhorias nas carreiras docente e técnico-administrativa da área de Educação. As principais reivindicações dos servidores são a reestruturação das carreiras e a recomposição salarial. As entidades sindicais têm negociado diretamente com os Ministérios da Educação (MEC) e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), sem a participação de gestores do Ifes".

E continua: "A adesão à greve corresponde ao posicionamento individual de cada servidor. O servidor que aderir ao movimento grevista deve comunicar formalmente por escrito à sua chefia imediata, colocando em cópia a unidade de gestão de pessoas e diretoria geral local, a partir de qual data fez adesão à greve".

Para enfatizar: "A gestão do Ifes reitera seu compromisso em buscar soluções dialogadas que atendam às reivindicações, na medida do possível, e minimizar os impactos para todos os envolvidos. A instituição garante que quaisquer prejuízos às atividades letivas e administrativas deverão ser compensados posteriormente".






Comentários