Presidente Kennedy: pobre cidade rica - Jornal Fato
Especial

Presidente Kennedy: pobre cidade rica

Com os recursos do petróleo Kennedy se transformou na cidade mais rica do país


Foto: Divulgação

Presidente Kennedy ostenta o título de maior produtora de leite capixaba e apresentou o maior PIB per capita do país em 2015, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). PIB per capita é a divisão do produto interno bruto pela quantidade de habitantes.

Mas a bonança só chegou duas décadas atrás, com a compensação financeira pela extração de petróleo no litoral do municí­pio, que detém a maior reserva marítima do Espírito Santo.

"Kennedy era uma cidade muito pobre, não havia royalties, dependia muito do governo do Estado e do governo federal", lembra a prefeita Amanda Quinta.

Com os recursos do petróleo (cerca de R$ 200 milhões por ano, atualmente), se transformou na cidade mais rica do país. "Nesta transição de município muito pobre para muito rico, aconteceu o que aconteceu, desmandos... o pessoal não soube lidar com isso", pondera.

A oscilação no preço do barril nos últimos anos explica a queda no ranking do PIB per capita nacional. A cidade, no entanto, conti­nua muito bem na foto: 17ª colocação entre os mais de 5.500 municípios brasileiros.

"Kennedy vive um momento de transição, do período em que a sua história ficou manchada para o período em que a população passa a ter orgulho de sua cidade, de uma nova história, onde há responsabilidade com os recursos dos royalties", frisa Amanda.

O desafio se resume em duas etapas, embora seja imensurável: após organizar o município, desenvolvê-lo - em poucos anos - econômica, social e ambientalmente como nunca havia sido imaginado em suas cinco décadas e meia de existência.

Este é o objetivo da Prefeitura de Presidente Kennedy, que pretende aplicar aproximada­mente R$ 400 milhões em recursos próprios até o fim da atual gestão, em 2020.

Iniciado em 2017, o Plano Municipal de Sa­neamento Básico, por exemplo, fala em atingir metas em trinta anos, mas que a Prefeitura pretende alcançar em sete, o que resultaria em toda a área de Presidente Kennedy com esgoto e água tratados até 2024.

A principal ferramenta para alcançar o su­cesso é a gestão responsável e inteligente dos recursos dos royalties. "O dinheiro dos royal­ties não é usado diretamente, fica rendendo no banco. A Prefeitura o aplica e os seus rendi­mentos é que são utilizados", explica Amanda.

E os resultados já são expressivos: segundo o anuário Finanças dos Municípios Capixabas, Kennedy é a cidade do Espírito Santo que faz mais investimentos públicos.

Comentários