Cachoeirense Presente 2023: o retrato da caridade - Jornal Fato
Festa de Cachoeiro

Cachoeirense Presente 2023: o retrato da caridade

Exemplo de vida, de amor ao próximo, irmã Otília inspira e comove gerações


- Foto Divulgação/Diocese de Cachoeiro

Aspecto franzino, o inconfundível hábito branco, mas imensurável força para o conforto espiritual de pacientes e familiares que sua figura, gigante em paz e bondade, representa. Do alto das seis décadas que dedica de sua vida a cuidar do próximo, dos enfermos, na Santa Casa de Misericórdia local, incansavelmente.  

Esta é a irmã de caridade Maria Joana Otília, 90 anos de idade, a Cachoeirense Presente Nº 1 de 2023, escolhida pela Câmara de Vereadores.

A freira católica, da Congregação Jesus na Eucaristia, diz que apenas cumpre o que Jesus a mandou fazer, que enquanto estiver viva, vai viver para os doentes.

Sobre a homenagem, irmã Otília declarou que, apesar de o reconhecimento reforçar sua peculiar timidez, o recebe com muita gratidão e humildade. E agradece aos jornalistas, vereadores e a todos que ficaram felizes por ela.  

O nome da freira foi proposto pelos jornalistas Alessandro de Paula e Anete Lacerda, com apoio de representantes da Santa Casa Cachoeiro.

Eles ressaltam a história de vida da religiosa, de amor ao próximo, promovendo a esperança, que inspira e comove gerações. Sua determinação no cumprimento diário da missão, que faz a diferença na comunidade. Assim como a humildade, simplicidade e discrição. 

O título de Cachoeirense Presente Nº 1 é concedido desde 1990, pela Câmara de Vereadores, a pessoas que são exemplos de vida e se destacam no dia a dia da cidade com o seu trabalho.

Homenageadas em 2018 e em 2019, respectivamente, a jornalista Regina Monteiro e a cronista e empresária Marilene Depes aprovam a escolha com louvor, de uma pessoa que doa a vida dela pelos outros, pelos pacientes da Santa Casa.

 

por Marcos Leão

Comentários