Festa de Cachoeiro: a celebração do reencontro - Jornal Fato
Festa de Cachoeiro

Festa de Cachoeiro: a celebração do reencontro

Contrariando a célebre poética do mestre Raul Sampaio, até quem se foi para voltar, mas não voltou, retorna, ao menos nesses dias


- Fotos: Arquivo/FATO

A Festa de Cachoeiro é, em resumo, oportunidade de reencontro. Reencontro das pessoas entre si. E, delas, com a história e as tradições desta terra entre as serras.

Contrariando a célebre poética do mestre Raul Sampaio, até quem se foi

para voltar, mas não voltou, retorna, ao menos nesses dias, para rever os amigos, ou receber homenagens.

Como é o caso de Acacio Moraes Frauches, Cachoeirense Ausente de 2017, que não perde uma oportunidade de visitar a cidade natal e se confraternizar com a legião de amigos que cultiva por aqui.

O ator, diretor e empresário, que reside próximo ao movimentado aeroporto de Viracopos, na região metropolitana de Campinas, em São Paulo, revelou que há meses estava se programando para chegar à "Capital Secreta" o quanto antes, para integrar a comitiva de recepção ao novo Cachoeirense Ausente Nº 1, Aloísio Secchin Santos, na entrada da cidade.   

Natural do bairro Aquidaban, Acacio Frauches, conhecido como "gigante", do alto dos seus dois metros, sempre transborda de emoção quando recorda da cidade natal e da consagração em 2017: um sonho de criança, que marcou eternamente sua vida, desde que, ainda bem pequeno, viu nada menos do que "Carlos Imperial ou Jece Valadão" - não se lembra ao certo - ser homenageado na Praça Jerônimo Monteiro.   

Já a Cachoeirense Ausente de 2022, a empresária Maria da Conceição Castelar de Souza, mesmo não frequentando a edição deste ano da festa, de certa forma sempre esteve presente no dia a dia do município. Se não fisicamente, ao menos por intermédio das inúmeras lojas e da fábrica Calçados Itapuã, uma das marcas brasileiras mais conhecidas e reconhecidas no Brasil e no exterior, que ajudou o saudoso marido, Severino Matias, a construir.

Dona Conceição revela que, quando jovem, não perdia um baile no Caçadores. Lembrando da edição da Festa de Cachoeiro do ano passado, da qual foi a principal homenageada, diz que ficou "muito feliz e emocionada".

Ela tem certeza, portanto, que agora, em 2023, com a retomada total dos festejos, não deve ser nada menos do que "maravilhoso".

 

por Marcos Leão 

Comentários