Acontece hoje I Fórum Sul Capixaba de Doação de Órgãos - Jornal Fato
Geral

Acontece hoje I Fórum Sul Capixaba de Doação de Órgãos

Hospital Evangélico é um dos hospitais participantes do evento


Enfermeira Tamara Pagotto responsável pelo setor no Hospital Evangélico- Foto:HECI

"O que as quatro CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) das instituições hospitalares de Cachoeira pretendem com esse evento é capacitar os nossos profissionais quanto a entrevista a família do doador e assim transformar os nãos e as dúvidas em SIM", disse a enfermeira Tamara Pagotto, responsável pelo setor no Hospital Evangélico, se referindo ao I Fórum Sul Capixaba de Doação de Órgãos, que acontece nesta quinta-feira (12), a partir das 13h00, no auditório da Santa Casa.

O fórum foi desenvolvido entre o HECI (Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim) e as outras três intuições hospitalares de Cachoeiro (Santa Casa, HIFA e Unimed) e é voltado ao público da área da saúde no que diz respeito a parte técnica.

A programação inclui: A Legislação no Processo de Doação com a coordenadora da Central Estadual de Transplantes do ES, Maria dos Santos Machado, Panorama de Transplantes no Estado, com Priscila Bacchetti Weber (médica da Central Estadual de Transplantes do ES), Entrevista Familiar e Conflitos Éticos, com a enfermeira especialista em captação e transplantes Cristiane Bittencourt e Teste de Apneia no Diagnóstico de Morte Encefálica, com Leticia Corrêa, fisioterapeuta da CIHDOTT da Santa Casa de Cachoeiro. O evento se encerra às 16h00 com depoimentos e apresentação de vídeo.

Segundo Tamara, o Fórum é uma ótima oportunidade do público e acadêmicos se envolverem com a temática, já que o assunto está cada vez mais em alta. "É uma ótima chance de conhecer todos os processos da doação e entender como que se chega sim", disse.

Uma vez que estamos no setembro verde, no próximo dia 28, haverá a I Caminhada Verde, que reunirá também representantes de todos os hospitais em uma grande confraternização com as famílias que disseram sim. A saída será na Praça Jeronimo Monteiro, a partir das 08h30. Venha participar!

Comentários