Santa Casa lança gincana entre funcionários para arrecadar materiais recicláveis - Jornal Fato
Geral

Santa Casa lança gincana entre funcionários para arrecadar materiais recicláveis

. A proposta também é incentivar a separação correta no descarte do lixo


- Foto Divulgação

A Santa Casa de Cachoeiro está promovendo entre os colaboradores uma gincana que visa arrecadar recursos para as ações de Natal do hospital. O objetivo é fazer com que os funcionários em grupos reúnam a maior quantidade de materiais recicláveis que serão vendidos e o dinheiro revertido para as atividades. 

O grupo vencedor vai ganhar um prêmio simbólico ainda não definido pela instituição. A proposta também é incentivar a separação correta no descarte do lixo, visto que os materiais aceitos na campanha são de uso comum e doméstico.

Além dos colaboradores, toda a população pode doar os recicláveis e contribuir para a semana "Natal Humano" do hospital.

 

Projeto de recolhimento de recicláveis

O Grupo de Humanização do hospital é a comissão responsável pela campanha de recolhimento de recicláveis desde 2011. Os recursos arrecadados com a venda dos itens são importantes para promoção de melhorias nas enfermarias SUS.

 Ao longo dos anos de desenvolvimento do projeto a venda tem ajudado na instalação de televisões em enfermarias, criação de espaços humanizados, como o Jardim terapêutico utilizado para promoção de visitas especiais a pacientes em longa permanência, além da promoção de eventos motivacionais em datas especiais para os pacientes e de formação.

A semana "Natal Humano" é um evento realizado próximo à data natalina com diversas ações que envolvem funcionários e pacientes, tornando especial o trabalho durante os dias de comemoração.

 

Toda população pode sempre doar

Você pode fazer parte desse projeto que já existe desde 2011. Todo o material reciclável que você tem em casa, ao invés de ir para o lixo, pode ser entregue no hospital.

Para doar é simples, basta reunir os materiais e procurar o setor responsável pelo projeto. Com isso, o hospital deseja conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem e na preservação do meio ambiente.

No primeiro semestre de 2019 a Santa Casa já recolheu 9,078 galões, mais de 15.000 quilos de papel e 570 quilos de papelão. Com as arrecadações a instituição consegue uma média de 10 mil reais por semestre.

 

O que pode ser doado:

 

O hospital aceita materiais recicláveis como:

- Papel;

- Papelão;

- Caixa de: calçados, brinquedos de papelão, pasta de dente, sabonete, sabão em pó, leite, suco, ovos, pizza;

- Latinhas de: refrigerante, cerveja, suco;

- Embalagens plásticas de: arroz, feijão, macarrão, açúcar, sal, sabonete, sabão em pó;

- Embalagens de biscoitos, salgadinhos, chips, chocolates, achocolatado em pó, pó de café;

- Frasco plástico de: shampoo, condicionador, sabonete líquido, detergente, desinfetante, amaciante, sabão líquido;

- Garrafa plástica de refrigerante (garrafa pet), suco, água mineral;

- Potes e tampas de plástico;

- Potes de: sorvete, maionese, ketchup.

Materiais como vidro e isopor não são reciclados pelo hospital. E papel ou embalagens de marmita sujas, principalmente de gordura e comida, não são recicláveis.

Comentários