Bolsonaro e CFM discutem uso da hidroxicloroquina em pacientes com Covid-19 - Jornal Fato
Política

Bolsonaro e CFM discutem uso da hidroxicloroquina em pacientes com Covid-19

Conselho estabelece critérios para aplicação do medicamento


Os critérios e as condições em que Conselho Federal de Medicina (CFM) autoriza o uso dos medicamentos cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 foi tema de uma reunião entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o presidente do CFM, Mauro Luiz Britto Ribeiro, nesta quinta-feira (23). O ministro da Saúde, Nelson Teich, também participou do encontro.

Em parecer, o órgão liberou os médicos a prescreverem os medicamentos em três casos e destacou que o uso deve ter o consentimento do paciente.

Os casos autorizados pelos CFM são:

  • Para paciente com sintomas leves, em início de quadro clínico, em que tenham sido descartadas outras viroses e exista diagnóstico confirmado do novo coronavírus;
  • Em paciente com sintomas, mas ainda sem necessidade de cuidados intensivos, com ou sem recomendação de internação;
  • Em quem está em estado crítico recebendo cuidados intensivos, incluindo ventilação mecânica.


Após a reunião com Bolsonaro, o presidente do Conselho Federal de Medicina disse que não há evidências científicas fortes sobre os benefícios do medicamento no tratamento. Porém, diante da situação declarada da pandemia da doença, decidiu autorizar que os médicos optem pelo uso do medicamento.

A hidroxicloroquina é usada no tratamento de doenças como a malária, lúpus e artrite. Durante pronunciamento em rede nacional de rádio e Tv, no último dia 8, o presidente Jair Bolsonaro citou que tem ouvido relatos de médicos e pesquisadores sobre os bons resultados do uso do medicamento no tratamento da Covid-19.

Comentários