Chuvas: governo decreta emergência e monta bases de apoio no sul do ES - Jornal Fato
Cidades

Chuvas: governo decreta emergência e monta bases de apoio no sul do ES

Dois helicópteros do Notaer ficarão disponíveis no aeroporto de Cachoeiro, para atuar no resgate a pessoas ilhadas ou doentes; situação mais crítica é verificada em Mimoso do Sul


O governador Renato Casagrande anunciou que decretará estado de emergência nos municípios duramente afetados pelas chuvas intensas da última madrugada no sul do Espírito Santo. Essa é uma das medidas anunciadas durante entrevista coletiva, na manhã de hoje (23), em Vitória.

Além do centro de coordenação das ações montado em Vitória, Casagrande anunciou outras dois, regionais, em Cachoeiro e Guaçuí, municípios onde há quartéis do Corpo de Bombeiros.

Dois helicópteros ficarão disponíveis no Aeroporto de Cachoeiro, com o objetivo de socorrer pessoas ilhadas ou que precisem de atendimento de saúde, sobretudo em municípios como Apiacá e Mimoso do Sul, que têm estradas interditadas.

Segundo o governador, prefeitos de Mimoso e Apiacá relatam que há pessoas desaparecidas, mas não há, ainda, nenhuma morte confirmada oficialmente.

A Assembleia Legislativa vai devolver ao Governo do Estado R$ 17 milhões economizados ao longo de 2023. Em acordo entre o governador e o presidente da Casa, Marcelo Santos, o recurso será destinado ao Fundo da Defesa Civil, de onde poderá ser transferido para o enfrentamento de crise nos municípios afetados. O governo complementará os recursos na medida em que for necessário.

A atuação imediata da defesa civil estadual e dos municípios, além do Corpo de Bombeiros é para salvar as pessoas, deixa-las em locais seguros onde possam se abrigar, dormir e se alimentar. Ao mesmo tempo, colchoes e alimentos são enviados para as bases de apoio montadas na região.

O volume de chuva esperado para a região era em torno de 100 mm, mas a previsão foi superada por pelo menos 9 municípios da região, em Bom Jesus do Norte, chegou a 295 mm e em Mimoso do Sul, a 228 mm. A situação começou a se agravar por volta da meia-noite. A expectativa é de que as chuvas continuem a cair na região pelo menos até amanhã.

 

Comentários